Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Brasil

Primeiro lote da vacina infantil da Pfizer chega ao Brasil na próxima semana

Nesta primeira entrega, serão 1,2 milhão de doses que chegarão na madrugada do dia 13 de janeiro

Primeiro lote da vacina infantil da Pfizer chega ao Brasil na próxima semana

Foto: Agência Brasil

São Paulo, SP – O Brasil vai receber o primeiro lote de vacinas infantes da Pfizer na madrugada do dia 13 de janeiro. Nesta primeira entrega, serão 1,2 milhão de doses que chegarão no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Os imunizantes serão utilizados para vacinar crianças de 5 a 11 anos. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.

Para a decisão de incluir crianças na campanha de vacinação contra a covid-19, o Ministério da Saúde realizou uma consulta pública. A maioria das pessoas que responderam o órgão foi contra a obrigatoriedade de prescrição médica para vacinar as crianças.

A vacinação infantil foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisou um estudo feito com 2.250 crianças, o qual comprovou que a vacina da Pfizer é segura e eficaz. Apesar disso, o Ministério da Saúde e o governo federal demorou para tomar uma decisão sobre a inclusão das crianças na campanha de vacinação.

Leia mais: Anvisa libera produção nacional da vacina contra covid-19 da AstraZeneca

Amazonas se prepara para vacinação

A vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Amazonas será escalonada por grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS), anunciou o governador Wilson Lima.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) receberam nessa quinta-feira (6) o informe técnico do MS sobre esta etapa.

“Assim que as vacinas para este grupo chegarem ao Amazonas, vamos iniciar a aplicação do imunizante em nossos pequenos. Não deixem de se vacinar. Temos vacinas para todos. A vacina é a arma mais poderosa contra a covid-19”, disse o governador Wilson Lima.

O cronograma segue com indígenas e quilombolas; crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de covid-19. Após esses públicos, a vacinação vai estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

pc