Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Professores da Ufam aprovam indicativo de greve para 2020

Decisão foi tomada em assembleia geral da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), realizada nesta terça-feira, 10

Professores da Ufam aprovam indicativo de greve para 2020

Foto: Divulgação

Professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) planejam realizar uma greve geral em 2020. O indicativo foi aprovado em assembleia geral da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), na manhã desta terça-feira, 10. O motivo: a reforma da Previdência que irá afetar os servidores públicos e as universidades públicas de todo o Brasil, afirma a direção do órgão.

A Adua não definiu uma data, mas adianta que a greve pode iniciar no primeiro semestre letivo de 2020. Durante todo este ano, professores da Ufam aderiam a cerca de 4 paralisações, sendo uma delas contra o programa Future-se.

Segundo o presidente da Adua, Marcelo Mario, essa greve não pode ser “exclusivamente do professor”. Ele defende que a paralisação alcance a todos os servidores federais. “A partir de março vai aumentar para 14% o desconto sobre a Previdência e as condições de trabalho estão se deteriorando”, disse. Ele acrescentou que, além dessas medidas do governo federal, a universidade pública está sofrendo com a falta do profissionais da educação e técnicos administrativos, o que vem contribuindo para deteriorar o ensino universitário. 

O Amazonas 1 procurou a direção da Ufam para repercutir esse indicativo de greve, mas até a publicação desta matéria não havia obtido retorno.