Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Manchete

Professores da Ufam participam de encontro nacional para atualizar plano de lutas da categoria

Professores da Ufam participam de encontro nacional para atualizar plano de lutas da categoria

Foto: Divulgação/ANDES-SN

Foto: Divulgação/ANDES-SN

Durante quatro dias, docentes do ensino superior federal e estadual de todo o país se reúnem em Niterói, no Rio de Janeiro, para atualizar o plano de lutas da categoria diante de um cenário crescente de retirada de direitos dos trabalhadores brasileiros. Quatro sindicalizados da Associação do Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) participam do encontro, que já está em sua 62ª edição.

O Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) inicia nesta quinta (13) e segue até domingo (16). O último Conad aconteceu na cidade de Boa Vista (RR) com a presença de 234 docentes.

Este ano, o 62º Conad tem como tema central “Avançar na unidade e reorganização da classe trabalhadora: em defesa da educação pública e nenhum direito a menos!”. As plenárias serão realizadas no Teatro Popular Oscar Niemeyer, e os grupos de trabalho se reunirão no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense.

Durante o encontro, os participantes vão fazer análise de conjuntura e envidar esforços para debater e atualizar os planos de lutas gerais e específicos do Sindicato Nacional, deliberados durante no 36º Congresso da entidade, realizado no início do ano, e também se debruçar sobre a prestação de contas de entidade.

Para a presidente do ANDES-SN, professora Eblin Farage, o evento acontece em momento de acirrada conjuntura, após a realização de duas Greves Gerais no Brasil, com ampliação das mobilizações e manifestações para barrar as contrarreformas da Previdência e Trabalhista e pela saída de Michel Temer da Presidência da República.

“Para nós é estratégico que as deliberações do 62º Conad sirvam para contribuir na nossa organização, para que avancemos na unidade na luta e para que também pautemos, mais uma vez, a defesa intransigente da educação pública, gratuita e de qualidade. Para isso, é necessário que barremos esse conjunto de contrarreformas que estão em curso”, explica Eblin.

A 1ª tesoureira da ADUA, professora Rosária do Carmo, ressalta que essa edição do Conad ocorre em um momento importante para a categoria e para os trabalhadores em geral. “Precisamos nos organizar muito mais para avançar na luta e no enfrentamento a essa conjuntura regressiva, em que os ataques aos nossos direitos estão se intensificando”, alertou. Rosária é a única delegada da seção sindical no evento – tem direito a voz e voto no Conselho.

A delegação da ADUA é formada ainda por três docentes observadores: as professoras Marinez de Souza, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Parintins) e Ana Lúcia Gomes, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e o professor Luiz Fernando Souza, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). Todos os três têm direito a voz no evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa