Manaus, 1 de junho de 2024
×
Manaus, 1 de junho de 2024

Cidades

Ainda sob ‘estado de greve’, professores do Amazonas retornam às aulas

Sindicato informou que os profissionais da Educação retornam às salas de aula nesta segunda-feira (5), mas a categoria continua em "estado de greve", podendo paralisar o trabalho a qualquer momento.

Ainda sob ‘estado de greve’, professores do Amazonas retornam às aulas

Os profissionais exigem reajuste salarial de 25% (Foto: Divulgação/ Sinteam)

Manaus (AM) – Professores e alunos retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (5) após paralisação iniciada no dia 17 de maio. O retorno foi anunciado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado (Sinteam) nesse domingo (4).

Uma nota publicada na página do sindicato nas redes sociais informa que a categoria permanece em “estado de greve” – que é “quando a categoria retorna ao trabalho, mas pode voltar para a greve a qualquer momento, sem que haja a necessidade de nova assembleia e passar por todos os ritos novamente”.

Os professores aceitaram a proposta do Governo do Amazonas de reajuste de 15,19%, acordada na última sexta-feira (2).

Nesta segunda, o Sinteam e o Governo participam de uma mediação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para garantir a proposta de 15% e não a de 8% de reajuste salarial.

Além do reajuste, os professores pedem a revisão do PCCR, do auxílio-localidade e também da nomenclatura. Há, também, o pedido para a promoção horizontal por tempo de serviço, que está atrasada desde 2018 para os administrativos e 2022 para professores e pedagogos.