Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Política

PT vai à Justiça pedir afastamento de Ricardo Salles

Segundo o deputado PETISTA, Airton Faleiro é necessário afastar o ministro do cargo para que as investigações não sofram influências diretas

PT vai à Justiça pedir afastamento de Ricardo Salles

BRASÍLIA, DF – Após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles ser investigado em operação da Polícia Federal, nessa quarta-feira (19), a bancada do Partido dos Trabalhadores vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir o afastamento de Salles da pasta. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (20), pelo deputado federal Airton Faleiro (PT-PA).

Segundo o parlamentar, é necessário afastar o ministro do cargo para que as investigações não sofram influências diretas, assim como o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim.

Foto: Alessandro Dantas / Agência Brasil

“Eu vou antecipar aqui a iniciativa da nossa bancada hoje junto ao STF, onde entramos com uma queixa-crime pedindo que o ministro Ricardo Salles seja afastado da sua função. Se está sendo investigado, ele tem que ser afastado — assim como o presidente do Ibama foi afastado — porque está no topo da hierarquia e pode, sim, influenciar, atrapalhar as investigações”, disse o parlamentar durante a sessão do Plenário da Câmara.

Leia mais: Empresa sócia de Salles tem histórico de crimes ambientais

Salles será investigado por suposto envolvimento em crimes contra a administração pública, como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. Contra o ministro do Meio Ambiente há, ainda, um pedido de afastamento feito pela bancada da Minoria da Câmara junto à Justiça Federal.

O deputado Faleiro afirmou ainda que os parlamentares se mobilizam para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias. “A questão ambiental está acima de oposição e situação, está acima das disputas partidárias e política. E nós não podemos perder a oportunidade de instalar a CPI do meio ambiente, que já está em busca de assinaturas nesta Casa”, disse.

(*) Com informações Câmara dos Deputados