Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Economia

Refinaria afirma que não há risco de faltar gás; distribuidora diz ter estoque para 10 dias

Um áudio compartilhado em grupos de mensagens afirma que distribuidoras de gás só têm estoque para abastecer Manaus por 10 dias.

Refinaria afirma que não há risco de faltar gás; distribuidora diz ter estoque para 10 dias

(Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Manaus (AM) – A Refinaria da Amazônia (Ream) descartou a possibilidade de desabastecimento do gás de cozinha (GLP) após mensagens circularem nas redes sociais afirmando que o produto ficará em falta em Manaus. Em nota, a refinaria informou que, mesmo em meio às dificuldades impostas pela severa estiagem que limita a navegação nos rios da Amazônia.

“Na perspectiva atual, não há risco de desabastecimento de gás de cozinha na cidade de Manaus. Informa também que todas as medidas para garantir a produção e o abastecimento de GLP aos distribuidores de Manaus durante a estiagem foram adotadas.”

Ainda segundo a Ream, o gás, para atender à demanda de Manaus, está sendo carregado no polo petrolífero de Urucu com auxílio de balsas-tanques, com condições de atravessar o trecho em restrição de navegação e sendo transportado até Manaus por navio-tanque.

No áudio que viralizou nas redes sociais, o locutor afirma que informações de funcionário da Fogás afirmavam que o estoque de gás de cozinha na empresa só poderia abastecer a cidade por 10 dias.

“Teve uma reunião na Fogás e, segundo o chefe dele, vai faltar gás na cidade de Manaus e sem previsão para chegar esse gás. Não é só na Fogás, é em todas as distribuidoras de gás, porque as balsas não estão conseguindo passar nos trechos que está muito seco o rio e não tem previsão para voltar de novo o abastecimento”, diz o áudio de um homem até o momento não identificado.

A pessoa ainda alerta que recebeu a informação de “fonte segura” de um irmão de igreja quem puder se prevenir. “Falou pra gente nos precaver, pra gente providenciar uma botija para ter outra carga de gás”, disse.

O que diz a Fogás

Sem negar que pode faltar o produto essencial para Manaus, a Fogás informou que tem estoque para 10 dias e não prevê problemas de abastecimento com base no estoque e no planejamento no recebimento de gás. A empresa, porém, também diz que “após esse período, estaremos aguardando confirmações de entregas futuras da REAM”, diz trecho da nota.

 

O Portal AM1 tentou contato com o deputado Sinésio Campos (PT), que preside a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para saber quais medidas serão tomadas para evitar o desabastecimento, no entanto, o parlamentar não atendeu a ligação e não respondeu às perguntas enviadas por mensagem de texto.

LEIA MAIS: