Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cidades

Região Norte lidera proporcionalmente índice de trabalho infantil no Brasil, aponta IBGE

O Norte tem a maior proporção de trabalho infantil no Brasil, com 6,9% das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos nessa situação.

regiao-norte-lidera-proporcion

Região Norte lidera proporcionalmente indíce de trabalho infantil no Brasil, aponta IBGE (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)

Manaus (AM) – A Região Norte tem a maior proporção de trabalho infantil no Brasil, com 6,9% das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos nessa situação, segundo dados de 2023 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada nesta sexta-feira (18), e analisa o cenário do trabalho infantil no país.

Apesar de o Norte não registrar o maior número absoluto de crianças e adolescentes nessa condição, ela lidera em termos proporcionais. O maior número de crianças e adolescentes em trabalho infantil está no Nordeste, que soma 506 mil casos.

Em 2023, o Brasil registrou o menor número de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2016.

O contingente caiu 14,6% em relação a 2022 (1,881 milhão) e 23,9% em comparação a 2016 (2,112 milhões). Desse número, 65,2% das crianças e adolescentes nesse contexto eram pretas ou pardas.

regiao-norte-lidera-proporcion

 

A análise feita pelo IBGE mostrou que, enquanto 97,5% da população de 5 a 17 anos eram estudantes, a taxa entre os trabalhadores infantis era de 88,4% em 2023.

 

LEIA MAIS: