(Foto: Celso Maia/Portal Am1)
Manaus (AM) – O nível do rio Negro voltou a baixar nesta sexta-feira (25), após 11 dias consecutivos de subida das águas no Porto de Manaus. A última medição aponta o nível em 12,46 metros em relação ao nível do mar, marcando o início de uma vazante temporária.
Essa descida, após um período de elevação, é conhecida como repiquete, uma ocorrência natural comum em rios amazônicos, em que ocorrem oscilações no nível das águas devido a variações sazonais e climáticas.
O repiquete já era esperado, uma vez que o rio Negro, assim como os demais rios amazônicos, ainda não se recuperou da estiagem de 2023, a segunda maior da história do Amazonas.
Em 2021, o nível do rio subiu temporariamente após alcançar uma cheia histórica, mas logo voltou a descer, destacando o caráter intermitente do repiquete.
Dificuldades
Durante o período de vazante, o nível do rio pode causar um ponto de dificultar a captação de água para abastecimento, impactando o fornecimento para bairros inteiros e, em alguns casos, exigindo racionamento ou o uso de caminhões-pipa para atender algumas áreas.
Neste ano, a zona urbana de Manaus ainda não sofreu grandes problemas no abastecimento, mas, na zona rural, os ribeirinhos precisaram recorrer a poços artesianos para atender às necessidades básicas de consumo de água, apesar dos esforços humanitários do governo municipal e estadual, incluindo o envio de suprimentos a algumas comunidades rurais que continuam a enfrentar os impactos da seca.
LEIA MAIS:
- Rio Negro inicia recuperação após mínimas históricas, mas níveis ainda são baixos para o período
- Nível do Rio Negro registra quarto dia seguido de subida, mas não indica fim da vazante, diz SGB
- Rio Negro apresenta aumento de 3 cm no nível das águas






