Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Retorno de Adail Pinheiro a Coari tem carreata com suposto pagamento de gasolina

Sob o pretexto de comemorar o aniversário, Adail Pinheiro foi recebido por apoiadores e funcionários públicos, que seguiram em carreata até o local onde aconteceu a festa.

Retorno de Adail Pinheiro a Coari tem carreata com suposto pagamento de gasolina

(Foto: Redes Sociais)

Manaus (AM) – O ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, retornou ao município nesse sábado (16) sob forte chuva e uma multidão o aguardava após este desembarcar de um jato particular no aeroporto da cidade. No entanto, segundo fontes do município, a quantidade de apoiadores não foi a esperada pelos organizadores.

Durante o encontro com a população, esperava-se que milhares de eleitores se fizessem presentes, já que nas últimas eleições do grupo, os votos contabilizavam de 15 a 20 mil apoiadores, mas o que se viu foi apenas um grupo de cerca de mil pessoas.

Acompanhado dos filhos, o deputado federal Adail Filho e a deputada estadual Mayara Pinheiro, sob o pretexto comemorar o aniversário, que foi no dia 9 de dezembro, Adail foi recebido pelo atual prefeito Keitton Pinheiro e funcionários públicos.

Adail é natural de Alvarães, porém, há cerca de 23 anos, é atuante na política coariense, apadrinhado na época por velhos políticos, que já não fazem mais parte da política amazonense e outros que continuam, mas não são mais apoiadores do atual grupo político que se formou.

De acordo com supostas denúncias, cada apoiador ganhou um vale no valor de R$ 100 reais para abastecer os veículos motorizados e, assim, acompanhar o passeio. Servidores da prefeitura foram intimidados a participar do evento por chefes de setores.

(Foto: Redes Sociais)

Com uma estrutura de palco, layout e identidade visual para grandes eventos e um bolo de quatro andares, Adail foi parabenizado pelos poucos apoiadores em um ginásio, finalizando a noite na cidade.

Ao Portal AM1, o secretário de Comunicação do município, Daniel Maciel, afirmou ser “improcedente”, pois o evento foi no final de sábado e as pessoas foram voluntariamente”.

Sobre o suposto pagamento de gasolina para apoiadores participarem da carreata, a assessoria informou que “não tinha conhecimento”.

Retorno ao poder

No mês passado, o atual prefeito, Keitton Pinheiro (PP), afirmou que Adail Pinheiro vai concorrer para prefeito de Coari nas eleições de 2024. A revelação do retorno do ex-prefeito foi durante entrevista para uma rádio. Keitton afirmou, durante a entrevista, que ele tem a responsabilidade de não deixar ninguém atrapalhar o projeto da família Pinheiro de eleger Adail.

Segundo o prefeito, o grupo político já tem conhecimento do retorno de Adail na disputa eleitoral. “Nós sabemos e eu vou repetir novamente: não há outro, senão o retorno, com toda honra e toda glória, do nosso líder maior Adail Pinheiro, que é o nosso pré-candidato do município de 2024”.

Quem é Adail Pinheiro

Eleito prefeito de Coari por dois mandatos consecutivos, Adail foi gestor do município em 2001 a 2024 e de 2005 a 2008. Em novembro de 2014, Adail foi condenado a 11 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, acusado de chefiar uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em dezembro do mesmo ano, o registro de candidatura do prefeito afastado de Coari foi cassado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que concluíram o julgamento ao analisar recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da coligação “Coari Tem Jeito”.

O TSE acatou recurso que pedia a anulação dos votos do prefeito, na eleição de 2012. Adail teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e foi condenado pelo TRE-AM por abuso de poder econômico e político em 2008.

LEIA MAIS: