Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Ricardo Lewandowski é o favorito de Lula para assumir Ministério da Justiça

Lula deve escolher um nome nesta semana, mas enquanto a decisão não acontece, Dino continua exercendo as atividades do Ministério da Justiça.

Ricardo Lewandowski é o favorito de Lula para assumir Ministério da Justiça

Ricardo Lewandowski (Foto: Divulgação/TSE)

Manaus (AM) – Com a saída de Fávio Dino do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para ser membro da Corte do Supremo Tribunal Federal (STF), o nome mais cogitado para ocupar a vaga é do ex-ministro do Supremo, Ricardo Lewandowski.

Ao que tudo indica, Lewandowski tem conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde que saiu do Supremo, ao completar a idade limite na Corte, e agora, aparece como o favorito de Lula para sentar na cadeira de Flávio Dino, que deixará o MJ nesta semana.

As declarações foram concedidas após uma cerimônia no Congresso Nacional a marcar um ano dos ataques golpistas de 8 de Janeiro. Dino disse que enquanto Lula não escolhe um nome, ele continuará no ministério garantindo a continuidade das atividades.

Bastidores da política nacional informaram que a formalização do convite a Ricardo Lewandowski deve acontecer nos próximos dias.

Cidadão Amazonense

O ex-ministro do STF recebeu o título de “Cidadão do Amazonas” em 2019, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O título proposto pelo então presidente da Casa legislativa, deputado estadual Josué Neto (PSD), foi aprovado em abril daquele ano.

De acordo com Neto, naquela época, a justificativa para conceder a honaria a Lewandowski era que ele tinha histórico de votações favoráveis a questões relacionadas ao Amazonas, principalmente a favor da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Ignorado

Em agosto de 2022, o então ministro também foi homenageado pela Aleam com a mais alta honraria, a Medalha Ruy Araújo.

52295544457_25eeeb7f44_c-jpg

(Foto: Danilo Mello/Aleam)

Autor de decisões que mantiveram os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e que garantiu a oferta de oxigênio ao Amazonas pelo governo federal durante a pandemia da Covid-19, Lewandowski foi ignorado por 22 dos 24 deputados estaduais do atual Parlamento.

entrega-medalha-ruy-araujo-lewandowski-jpg

(Foto: Divulgação/Aleam)

Só estiveram na Aleam o presidente Riberto Cidade (UB) e o deputado Sinésio Campos. As cadeiras do Parlamento estava vazias em comparação às outras solenidades.

LEIA MAIS: