Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

Rio Negro não sobe há sete dias e antecipa sinais da vazante

A expectativa do CPRM é de que o período de enchente encerre nos próximos dias por conta das chuvas abaixo média.

Rio Negro não sobe há sete dias e antecipa sinais da vazante

Rio Negro já inicia sua diminuição da cheia (Foto: Divulgação / Defesa Civil de Manaus)

Manaus (AM) – Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio Negro está entrando em uma fase de estabilidade na medição e a cheia em Manaus pode terminar ainda em junho. Nos últimos quatro dias, o nível do rio, medido pelo Porto de Manaus, diminuiu em 4 cm.

Entre os dias 14 e 16 de junho, não ocorreram mudanças relevantes no nível das águas. No entanto, a partir do dia 17, o rio começou a diminuir em uma média de 1 cm por dia, atingindo a marca de 28,6.

Jussara Cury, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil, informou que o período presente é influenciado pelas chuvas.

“Há uma tendência da enchente de 2023 encerrar no mês de junho, processo de subida e descida do nível do rio é diretamente influenciado pelo período sazonal de chuvas e estiagem ao longo da bacia. No momento, os prognósticos climáticos indicam chuvas abaixo da média nas próximas semanas em toda a região”, afirmou Cury.

Em 2022, o rio só apresentou oscilações no dia 26 de junho quando a média do nível do rio era de 29,73m.

“O rio Negro apresenta pequenas oscilações com tendência inicial para o processo de recessão, que chamamos de descida do nível do rio. Pela série histórica na estação de Manaus, em 76% dos casos o pico da cheia ocorre em junho”, disse a pesquisadora Jussara Cury.

LEIA MAIS: