Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Coluna AM1

Roberto Cidade ensaia pré-candidatura a prefeito com festa na quadra da Aparecida

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quinta-feira (14) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Roberto Cidade ensaia pré-candidatura a prefeito com festa na quadra da Aparecida

Estratégia

O deputado estadual Roberto Cidade espera reunir uma grande quantidade de apoiadores, neste sábado (16), na quadra da Escola de Samba Aparecida, para comemorar a sua posse como presidente do diretório municipal do União Brasil. O ato, que vem sendo planejado pelo deputado, é visto por muitos como uma estratégia de pressionar o governador Wilson Lima em busca de apoio para Cidade disputar a Prefeitura de Manaus.

Apoio

Depois de a vereadora Brena Dianná (UB) anunciar que conta com o apoio do PT na disputa pela Prefeitura de Parintins, o atual prefeito, Bi Garcia – que não pode disputar a reeleição –, correu com seu pré-candidato, o vereador Mateus Assayag, para os braços do senador Omar Aziz e se filiaram ao PSD – partido do cacique político. Bi Garcia não quer deixar Parintins no comando de uma mulher e tenta emplacar Mateus como seu sucessor.

Pressão

Os vereadores que apoiam o nome de Roberto Cidade (UB) para prefeito de Manaus, embora o próprio deputado ainda não tenha se lançado pré-candidato ao cargo, estão pressionando a Prefeitura de Manaus a prestar esclarecimentos na Câmara Municipal de Manaus (CMM) acerca de um vídeo que ganhou ampla repercussão na mídia local e nacional, nesta quinta-feira (14), mostrando um homem ligado a um portal de notícias recebendo dinheiro em espécie dentro da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

Apuração

O prefeito David Almeida (Avante) disse à jornalista Lara Tavares, do site Radar Amazônico, durante um evento na manhã de hoje, que mandou apurar o caso para tomar as providências e punir os responsáveis. Até o final da tarde desta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) disse, por meio de nota enviada ao Portal AM1, que a partir do conteúdo recebido, e que não se sabe a procedência, iniciou a apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas. Veja a nota:

https://www.instagram.com/p/C4gSzNlL_Ag/

Convocação

O ex-líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Marcelo Serafim (PSB) disse que a base de David Almeida (Avante) deve apresentar urgente o secretário Israel Conte, na próxima segunda-feira (18), para que ele explique sobre a gravação feita dentro da Secretaria Municipal de Comunicação. O presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos), divulgou nota informando que o parlamento municipal “não vai fugir das suas funções e está atento e firme na sua função democrática”.

Alerta

O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (sem partido), usou as redes sociais para alertar seus seguidores, nesta quinta-feira (14), de que estão usando a sua imagem e também de sua esposa em um número de celular que não é dele e nem vinculado ao seu gabinete. Segundo o vice-prefeito, a ação se trata de um golpe para enganar pessoas.

https://www.instagram.com/p/C4gPm8ALfa2/

Novo cargo

Com diploma de jornalista pela instituição ao qual é um dos donos, o pastor e deputado federal Silas Câmara (Republicanos) ganhou mais uma missão: presidir a Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. Por meio das redes sociais, o deputado, que enfrenta um processo de cassação do mandato político, disse que vai trabalhar em cima da inclusão para pessoas de baixa renda em escolas que ainda não possuem internet no Brasil. Há quem diga que Silas não foi um dos melhores alunos do curso de jornalismo na Faculdade Boas Novas (FBN), assim como há aqueles que nem sequer esbarraram com ele em sala de aula. Mas, ainda, sim, o político irá presidir a comunicação da Câmara dos Deputados.

Utilidade pública

Eleita deputada estadual pelo Amazonas, mas tentando se comportar como deputada federal, Débora Menezes (PL) está em viagem nos EUA com uma comitiva bolsonarista com o intuito de denunciar, o que ela chama de perseguição política à direita brasileira. Questionada se a viagem foi paga com diárias da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a deputada afirma que não. Em recente publicação no seu perfil no Instagram, a loira comemora ter assistido a uma chamada de vídeo entre os ex-presidentes Bolsonaro e Donald Trump. Pelo visto, a viagem tá valendo cada momento, né deputada? Aproveite!

https://www.instagram.com/p/C4gGRnCLrdy/

Inauguração

O Mirante Lúcia Almeida, que leva o nome da falecida esposa do prefeito David Almeida (Avante), será inaugurado no dia 4 de abril. O mais novo ponto turístico de Manaus está localizado no Centro Histórico da capital amazonense. Esta semana, David realizou visita técnica ao local acompanhando de representantes do comércio, empresários, comunicadores e formadores de opinião. O novo espaço vai valorizar a gastronomia amazonense, principal atrativo para turistas que chegam à cidade.

Atraso

O líder do prefeito na CMM, vereador Eduardo Alfaia (PMN), disse que o presidente da Casa, vereador Caio André (Podemos), não está colaborando para que a Prefeitura de Manaus tenha acesso ao empréstimo de R$ 580 milhões aprovado em dezembro do ano passado. A demora, segundo Alfaia, está causando prejuízo à população de Manaus.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI