Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Roberto Cidade dá cargo na Aleam para candidato a prefeito derrotado em Presidente Figueiredo

O ex-vereador Ricelli Santos foi apoiado pelo novo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, na eleição para prefeito de Presidente Figueiredo em 2020

Roberto Cidade dá cargo na Aleam para candidato a prefeito derrotado em Presidente Figueiredo

A nova gestão do deputado Roberto Cidade (PV) à frente da presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), inicia com uma nomeação “suspeita”, de um ex-candidato a prefeito de Presidente Figueiredo para cargo comissionado na Casa.

Uma denúncia aponta que o ex-vereador Ricelli Viana Pontes (PSC) foi nomeado para cargo com um dos maiores salários da Aleam, passando a contar, a partir da última quinta-feira (4), três dias após Roberto Cidade assumir o cargo.

Ricelli foi candidato a prefeito de Presidente Figueiredo em 2020, apoiado por Roberto Cidade. Aliás, o ex-vereador faz questão de sempre expor sua proximidade com o deputado em suas publicações nas redes sociais.

A nomeação de Ricelli Pontes foi assinada no dia 29 de janeiro, ainda pelo ex-presidente da Aleam, deputado Josué Neto (Patriota).

Leia mais: Roberto Cidade assume presidência da Aleam com histórico de polêmicas em benefício próprio

No documento, existe a especificação de que o servidor foi nomeado para o cargo identificado como ‘APC-13’, que é de Assistente de Gabinete Parlamentar, com remuneração mensal bruta de R$ 3,5 mil, de acordo a Tabela de Cargos e Salários da Aleam, disponível para consulta no site da Casa.

A função APC-13 é o cargo com a maior remuneração entre os assistentes parlamentares. Porém, Ricelli ainda terá direito a uma gratificação de 14,28% sobre o valor do salário.

Na eleição de 2020, Ricelli Pontes foi o segundo mais votado em Presidente Figueiredo, tendo recebido 4.582 votos (24,96%). Ele perdeu para Patrícia Lopes (MDB), eleita com 5.134 votos (27,97%). Como não foi eleito, ficou sem cargo público, pois não concorreu à reeleição para vereador.

Respostas

A assessoria de comunicação da Aleam foi acionada pela reportagem do Portal AM1 para explicar a nomeação de Ricelli Pontes para o cargo comissionado, todavia, até a divulgação da matéria, nenhuma resposta foi  enviada.