Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Política

Roberto Requião anuncia que vai sair do MDB, após 41 anos

Ex-senador e ex-governador do Paraná, Requião disse que p MDB se tornou um "partido bolsonarista"; ele deve migrar para a esquerda

Roberto Requião anuncia que vai sair do MDB, após 41 anos

Foto: Pedro França/Agência Senado

CURITIBA, PR – O senador e ex-governador Roberto Requião (MDB-PR) anunciou que vai deixar seu partido, o MDB, ao qual é filiado desde 1980. A saída foi anunciada em seu perfil no Twitter, tanto no último sábado (31) como neste domingo (1°).

Segundo o político, sua saída será oficializada nesta segunda-feira (2) e ele aposta ainda, que haverá uma debandada dentro da sigla, após sua saída. “Será a prova da janela!”, escreveu ele na plataforma.

O anúncio da saída veio após as eleições da direção estadual do MDB. No pleito, Requião acabou perdendo para o deputado estadual Antônio Anibelli Neto e seu vice, o deputado federal Sérgio Souza. Neto, que é aliado do governador Ratinho Júnior (PSD), assume o comando do partido no estado.

Segundo Requião, o MDB teria sido tomado “pelo Ratinho e pelo Bolsonaro”. Ratinho Júnior é um dos aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e em 2022, Roberto Requião planejava se candidatar a governador do Paraná pela sigla. O ex-governador também afirmou que a chapa formada por Neto e Souza tem o único objetivo de apoiar Ratinho Júnior para o governo do Paraná nas próximas eleições.

Leia mais: Justiça rejeita ‘quadrilhão do MDB’ e absolve Temer, Cunha, Geddel e Yunes

Em outro tweet, Requião pede para que seguidores votem para qual partido ele deve ir: PT, PSB, PDT ou outro. Em sua maioria, os internautas pedem e votam para que o ex-senador vá para o PDT. “É o único partido com um projeto de reconstrução nacional”, dizem.

Além disso, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) chegou a comentar a saída de Requião do MDB, convidando-o para ir ao PT, onde pode ser candidato. “Fique certo que não te faltará trincheira para ser candidato ao governo do Paraná”, escreveu.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.