Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Notícias

Rodrigo Guedes cobra nomeação de professores: ‘e o cadastro de reserva da Semed, prefeito?’

Mais de 1,7 mil educadores aguardam apenas a convocação para assumir os cargos na pasta da Educação

Rodrigo Guedes cobra nomeação de professores: ‘e o cadastro de reserva da Semed, prefeito?’

Foto: Altemar Alcantara/Semcom

Manaus, AM – O vereador Rodrigo Guedes (PSC) usou as redes sociais para cobrar uma resposta do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sobre a nomeação dos professores no cadastro de reserva do concurso público da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizado em 2018. Mais de 1,7 mil educadores aguardam apenas a convocação para assumir os cargos.

Para o parlamentar, a demora no envio do Projeto de Lei assinado pelo prefeito à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para nomear os concursados da Semed, daria à gestão de Almeida o título de “troféu barrigada”.

“Convocação dos aprovados no Cadastro de Reserva da Semed, já! Toda vez uma promessa, “semana que vem, semana que vem, na quarta feira vai, na quinta feira chega, na sexta feira tá [sic] resolvido” e nada de convocar os aprovados e nem de envio do projeto de lei para a Câmara. Se existisse um “troféu barrigada” essa gestão já merecia o título.”, escreveu Guedes.

“Convocação em concurso é um direito da sociedade, não só dos aprovados, pois qualquer um poderia estar nessa situação e o concurso público é a única forma justa de ingresso no serviço público, além de melhorar a qualidade no serviço público!” , completou a publicação.

No mês passado, o vereador também esteve presente em uma manifestação dos professores na frente da sede da Prefeitura de Manaus para cobrar celeridade na ‘canetada’ do chefe do Executivo Municipal. Na ocasião, parte da Avenida Brasil, no bairro Compensa, zona oeste da cidade, foi fechada pelos educadores.

Leia mais: Esquecidos no concurso da Semed cobram David Almeida por nomeação

Em entrevista ao Portal Amazonas1, o educador físico Diego Gomes, membro efetivo da comissão do cadastro de reserva informou, naquele momento, que o grupo teria conseguido alinhar a participação na reunião entre a Comissão de Educação da CMM com o prefeito, prevista para a última semana de outubro.

No entanto, o encontro ficou só na promessa até agora. “Nós voltamos a solicitar uma reunião com o prefeito David e fomos orientados a esperar até esta quinta-feira (11) para uma resposta concreta. Qualquer novidade, estaremos informando”, disse Gomes à reportagem.

O concurso foi realizado ainda na gestão do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB), em 2018, sendo destinado para o preenchimento imediato de 400 vagas e os aprovados que não foram nomeados ao longo dos anos ficaram no cadastro reserva.

Na época, foram ofertadas 3.500 vagas para os profissionais, mas, após quatro anos, eles ainda não assumiram os cargos públicos. A preocupação dos educadores é que ocorra um novo concurso da Semed – o que acabaria deixando a nomeação de 1.722 professores invisível.

Processo seletivo

Mesmo com a lista de reserva, a pasta administrada por Pauderney Avelino já anunciou que pretende realizar um novo processo seletivo para contratar profissionais da área, ignorando os aprovados no certame anterior, que apenas aguardam a nomeação para assumir os cargos.

Leia mais: Comissão do cadastro de reserva vê ‘falta de vontade política’ em nomeação de aprovados em concurso da Semed

A tramitação do novo concurso público na Semed saiu em publicação no Diário Oficial do Município, no dia 14 de outubro, onde a secretaria de Pauderney constituiu uma comissão responsável pelo futuro Processo Seletivo Simplificado para contratar pedagogos e professores substitutos para as áreas de 1º ao 5º ano.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter