Manaus, 21 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 21 de fevereiro de 2024

Cenário

Rotta diz que vai apoiar David na corrida eleitoral de 2024

Com a Câmara claramente dividida, Rotta afirmou ao Portal AM1, que para evitar atritos entre os Poderes, está abrindo as portas para "dialogar" com os vereadores.

Rotta diz que vai apoiar David na corrida eleitoral de 2024

David e rotta (Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom)

Manaus (AM) – O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (sem partido), afirmou ao Portal AM1, nessa quinta-feira (14), que ele e David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, projetam o ano de 2024 com menos dissabores entre a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o Executivo Municipal, ao contrário do ocorrido em 2023. Ele afirmou, ainda, que vai apoiar o companheiro na corrida eleitoral de 2024.

Rotta também afirmou que, para evitar atritos entre os Poderes, está abrindo as portas, não só da Casa Civil Municipal, para “dialogar” com os vereadores, porque “os Poderes, apesar de serem independentes, devem ser harmônicos”.

“Recentemente, eu estive na Câmara Municipal de Manaus, e felizmente, na questão pessoal, eu tenho uma relação muito boa com todos os vereadores, eu dialogo com todos os vereadores. É óbvio, ano que vem é ano eleitoral, a tendência é que cada vereador procure o seu espaço, a sua ideologia política, mas a gente espera que a sensibilidade fale mais alto”, disse.

O vice-prefeito também lembrou dos projetos derrubados no Plenário da CMM, Adriano Jorge, neste ano, como a autorização para empréstimo de R$ 600 milhões, rejeitado pelo Parlamento por falta de transparência, mas que, após “diálogo” com os vereadores, foi aprovado com redução de R$ 20 milhões e justificada a aplicação do dinheiro público.

A derrubada dos projetos demonstra claramente que a Casa está dividida, mas o chefe da Casa Civil demonstrou confiança ao afirmar que na CMM “há pessoas experientes e maduras” (vereadores) que irão compreender “o momento e vão pensar na cidade” em 2024.

Ele também acredita que a proximidade com os parlamentares vai fortalecer a base aliada e, com isso, mais projetos do Executivo municipal serão aprovados.

Corrida eleitoral

Rotta afirma que David Almeida deve permanecer no cargo de prefeito, pois, segundo ele, não há ninguém com “melhor perfil” para gerir Manaus. Ele destaca, ainda, que em 2024, ano em que acontecem as eleições municipais, vai apoiar o atual o prefeito de Manaus que “já conhece a gestão, que tem a gestão na mão e vai dotar a cidade de uma política diferenciada”.

“Eu acho que o David, ele é diferenciado em vários quesitos, eis aí uma aprovação de mais de 80% [da gestão] que falam por si”, afirmou.

Pesquisas recentes mostraram que David Almeida lidera o ranking pela disputa da cadeira majoritária e tem grande chance de reeleição.

De acordo com um agregador de pesquisas, realizado pelo site Poder 360 no início de dezembro, o prefeito vem liderando todas as pesquisas eleitorais realizadas neste ano. E quanto à aprovação da gestão, ela chega à casa dos 80%, que foi mencionada por Marcos Rotta.

No estudo, foi considerado o resultado das pesquisas estimuladas, aquelas em que são apresentadas opções de nome ao eleitor.

O segundo colocado e apontado ao cargo é o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que de vez em quando, alfineta a Prefeitura por obras e outras ações que cabem ao Executivo municipal realizar. Amom ainda não confirmou se vai ou não lançar candidatura no próximo pleito, porém, não descarta a possibilidade.

Além de David e Amom, outros nomes vêm sendo apontados para disputar a cadeira da prefeitura, como do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), e de Coronel Menezes (PL), que já se declara pré-candidato.

LEIA MAIS: