Manaus, 13 de junho de 2024
×
Manaus, 13 de junho de 2024

Cidades

Rozenha assume presidência da FAF e quebra domínio de mais de três décadas

Após mais de três décadas comandada por Francisco Valério Dissica Tomaz, a Federação deve seguir novos caminhos

Rozenha assume presidência da FAF e quebra domínio de mais de três décadas

O empresário e deputado estadual eleito, Ednaílson Rozenha é o novo presidente (Foto: Divulgação/FAF)

MANAUS – A Federação Amazonense de Futebol (FAF) tem, a partir desta segunda-feira (2), um novo presidente, o empresário e deputado estadual eleito, Ednaílson Rozenha. Após mais de três décadas comandada por Francisco Valério Dissica Tomaz, a Federação deve seguir novos caminhos com a posse de Rozenha, que seguirá à frente da instituição até dezembro de 2026.

O empresário foi eleito como novo presidente da FAF no dia 4 de julho do ano passado, numa Assembleia Geral Extraordinária em que Rozenha contou com o apoio de 100% das ligas e 70% de apoio de clubes profissionais do estado.

A vitória do empresário incomodou Dissica Valério Tomaz, que comandava a instituição desde 1991. Após o resultado do pleito, o antigo dirigente junto com seu vice, Pedro Augusto Oliveira, entrou na Justiça com uma ação para tentar invalidar a eleição, em que Rozenha saiu vitorioso, mas no último dia 23, desistiu do processo.

Leia mais: Documentos da FAF confirmam posse de Rozenha em 1º de janeiro

Por meio de uma carta enviada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Dissica e Paulo reconheceram como legítima a eleição que escolheu Rozenha e seu vice, Eufrásio Assis Azevedo Filho, como novos dirigentes da Federação Amazonense de Futebol. A Federação possui exatamente 56 anos de existência e tem assento junto à CBF.

Melhorias

Em conversa exclusiva com o AM1 na pré-campanha como deputado estadual, Rozenha afirmou que iria estruturar a FAF, começando pela instalação de departamentos para que a Federação de fato funcionasse como deveria.

Na ocasião disse que tinha como objetivo ajudar o futebol amador no interior, que em sua opinião estava “largado” e na “mendicância”. Além de apoiar o futebol profissional, indígena e o feminino.

O novo presidente tem como um de seus projetos para a entidade, a criação de um campeonato amador de futebol, que segundo ele, ainda não existia no Amazonas devido ao “Peladão”, campeonato conhecido do estado, transmitido por uma emissora de TV comandada por Dissica.

Ainda durante a entrevista à reportagem do AM1, Rozenha garantiu que em médio prazo, a Federação e o futebol amazonense iriam respirar um novo momento, uma vez que montaria um time de pessoas que realmente conhecem sobre futebol e acrescentou: “A gente é da iniciativa privada e posso garantir que gerir uma Federação dessa não tem dificuldade nenhuma, basta você querer para fazer”.

Sobre o novo presidente

Com a posse nesta segunda-feira (2), Rozenha se torna o sétimo presidente da FAF. O empresário também já foi presidente do Fast Clube no período de 2011 a 2017, já foi vereador de Manaus e em fevereiro deste ano, assumirá o seu primeiro mandato como deputado estadual do Amazonas.