Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cenário

Sabá reaparece após poeira baixar em escândalo de empresas de lixo

Sabá Reis estava afastado dos holofotes desde a operação da PF que investiga empresas de limpeza pública por diversas irregularidades.

Sabá reaparece após poeira baixar em escândalo de empresas de lixo

Foto: Valdo Leão / Semulsp

Manaus (AM) – Fora dos holofotes desde a Operação “Dente de Marfim”, deflagrada pela Polícia Federal contra empresas de limpeza pública de Manaus, no dia 22 de junho, o secretário de limpeza municipal, Sabá Reis, voltou a aparecer publicamente no começo deste mês.

Nas redes sociais, ele voltou a postar vídeos participando de eventos da prefeitura no dia 2 de julho.

Na última quinta-feira (20), ele acompanhou David Almeida durante a vistoria do Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro), localizado na rua Prímula, no bairro Distrito Industrial 2, zona Leste.

Nas imagens, enviadas pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), ele aparece ao lado de David, do Superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e dos demais integrantes da equipe que vistoriaram o espaço.

Sabá foi alvo da segunda fase da operação da PF, a “Dente de Marfim”. Na época, chegou a ser ventilado que ele teria sido levado por agentes da PF para prestar depoimento, mas a informação não chegou a ser confirmada pela polícia e nem pela prefeitura quando procurada pelo Portal AM1.

Entretanto, desde então, ele estava evitando aparecer em eventos da prefeitura e até nas redes sociais, o que só voltou a fazer quase 10 dias depois da ação da PF.

Candidato a prefeito em Figueiredo

No último fim de semana, Sabá teria lançado a pré-candidatura a prefeito de Presidente Figueiredo, região metropolitana da capital. O anúncio teria ocorrido na Comunidade Boa Esperança, localizada na BR-174. Inclusive, conforme informações, ele já estaria até morando no município.

Assim, Sabá estaria de olho na vaga de Patrícia Lopes, que vai disputar a reeleição, mas enfrenta uma grande rejeição na cidade e também está lutando contra um câncer.

Sobre a pré-candidatura, o Portal AM1 tentou falar com o secretário, mas, ao atender a ligação e ser questionado sobre o futuro político, Sabá desligou o telefone e recusou as demais tentativas de contato com a reportagem.

Operação da PF

A operação da PF, que investiga sonegação fiscal, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, praticadas por empresas que prestam serviço de limpeza na cidade, deixou a imagem de Sabá arranhada.

Durante a operação, a PF identificou que foram feitas nomeações de cargos e trocas de favores entre empresários e a Secretaria de Limpeza Pública de Manaus.

“Identificamos, a partir das diligências, que no decorrer desses anos, ‘foi constatado’ [sic] trocas de favores, nomeações de parentes das empresas na Secretaria Municipal de Limpeza, além de haver indícios de pagamento de vantagem indevida ao gestor da pasta. Temos provas e documentos que confirmam isso”, disse o delegado da Polícia Federal, João Marcelo Uchôa, em coletiva de imprensa.

Ao todo, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio no valor de R$ 30 milhões das contas bancárias e ativos financeiros, dentre outros bens, de 34 pessoas físicas e jurídicas.