Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Política

Sala de totalização de votos é aberta por Moraes nesta quarta-feira

Moares afirmou que a sala não é secreta e que não há participação humana na contagem dos votos

Sala de totalização de votos é aberta por Moraes nesta quarta-feira

(Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

O  ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abriu nesta quarta-feira (28) a sala de totalização de votos para autoridades a 4 dias das eleições gerais; pleito vai eleger, entre outros cargos, o novo presidente do Brasil.

Em entrevista Moraes explicou que a visita é uma demonstração de transparência da Justiça Eleitoral, ressaltou que todo o processo das eleições é c e transparente. E afirmou que representantes de partidos políticos, Ministério Público, Polícia Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Forças Armadas e observadores internacionais terão acesso à sala a partir das 16h30 deste domingo (2).

Leia mais: Em live, Bolsonaro critica ministro: ‘ultrapassou todos os limites, Moraes’

“É sempre importante atuar com transparência, lealdade a todos aqueles que participam do processo eleitoral para demonstrar que é uma sala aberta, uma sala clara. Não é nem secreta e nem escura”, disse o ministro.

Moraes enfatizou que quem trabalha na sala apenas faz o acompanhamento para evitar problemas ou sobrecarga na rede: “É importante esclarecer que essa sala não conta votos. Não é contagem manual de votos. A partir do momento em que cada urna eletrônica é finalizada, já sai o boletim de urna com os votos. Isso entra no sistema, que faz a totalização a partir do programa que nós mesmos lacramos no dia 2 de setembro. Ou seja, não há participação humana nisso”, explicou o magistrado.

(*) Com informações da Agência Senado