Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Saúde e educação são duas armas de David nas eleições deste ano

O prefeito disse que assumiu a prefeitura em meio à pandemia e a saúde básica não estava preparada, mas conseguiu avançar e hoje é referência.

Saúde e educação são duas armas de David nas eleições deste ano

(Foto: Ruan Souza/Semcom)

Manaus (AM) – O prefeito David Almeida (Avante), que ainda não se intitula como pré-candidato à reeleição neste ano, terá os serviços de saúde e educação como principais armas durante a campanha eleitoral. Em entrevista na manhã desta sexta-feira (19), o chefe do Executivo Municipal exaltou os avanços nessas duas áreas.

Sem querer criticar a gestão anterior do prefeito Arthur Virgílio (sem partido), David afirmou que os resultados irão influenciar positivamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Manaus. O gestor municipal ponderou que assumiu a prefeitura em meio à pandemia, que se abateu com maior intensidade na cidade de Manaus e a saúde básica não estava preparada.

“A cidade mais impactada na pandemia foi Manaus e eu ouvi, dos representantes do Ministério da Saúde que ficaram em Manaus, no início de janeiro por 22 dias, que muito do que estava acontecendo era em função da falta de estrutura em saúde”, disse David.

O município é responsável pelas unidades básicas e os atendimentos na saúde primária que deram um salto nos serviços oferecidos à população.

“Recebi a cidade com 47% de cobertura em saúde básica. Hoje, Manaus, menos de quatro anos depois, tem 8.8% de cobertura de saúde. Aquela que era uma das piores, a atenção básica se tornou a melhor”, disse David, referindo-se ao Índice Sintético Final (ISF) divulgado em fevereiro deste ano.

A nota é baseada no desempenho, em sete indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde, e foi a maior já obtida pela Prefeitura de Manaus no programa – que avalia a qualidade da atenção básica em todo o país.

 

Educação Básica

Outro índice que David deve trabalhar na campanha será o da educação básica, que segundo o prefeito, deve anunciar, na segunda-feira (22), o aumento na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que atualmente, conforme David, a média é de 4.8 na série final e de 5.4 nas séries iniciais.

As notas devem melhorar a colocação de Manaus, que configura a 13ª colocação nas séries iniciais e nas séries finais. “Nas séries iniciais, Manaus, hoje tem 6.3 – é a melhor nota da história de Ideb da cidade Manaus em educação básica e o que era 4.8 subimos para 5.2. Ainda não tenho a média das outras cidades, mas quando sair o resultado em junho, certamente Manaus vai avançar várias posições”, concluiu David.

 

 

LEIA MAIS: