Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Saullo Vianna publica foto antiga nas redes sociais para mostrar ‘serviço’

A foto trata-se de um registro do dia 8 de março, conforme consta no banco de imagens da Câmara dos Deputados de segunda-feira (8)

Saullo Vianna publica foto antiga nas redes sociais para mostrar ‘serviço’

(Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Brasília (DF) – O deputado federal Saullo Vianna (União-AM) promoveu fake news, em suas redes sociais, ao postar uma foto antiga no Instagram, como se estivesse participando da reunião da manhã desta quinta-feira (11), no Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Tributária, na Câmara dos Deputados.

A postagem publicada às 11h, no story da rede social do deputado, com a frase: “Grupo de Trabalho se debruça sobre os impactos da Reforma Tributária” utiliza uma foto em que ele, teoricamente, aparece se pronunciando na audiência. Na verdade, o político sequer estava presente no evento, conforme consta no painel de presença do parlamento.

A foto em questão, conforme apurado pelo Portal AM1, trata-se de um registro do dia 8 de março, que está disponível no banco de imagens da Câmara dos Deputados. O arquivo pode ser acessado por qualquer pessoa por meio do link.

Foto compartilhada pelo deputado nas redes sociais (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Nos dois registros fotográficos, da postagem e do banco de imagens do parlamento, é possível identificar que o deputado aparece com a mesma gravata rosa e sentado à frente do deputado federal de São Paulo, Ivan Valente, que, assim como o amazonense, também não compareceu à reunião do GT hoje .

Para reforçar que “esteve na reunião”, um vídeo da mesa diretora foi publicado mostrando a audiência de hoje, momentos do post contendo a fake news.

https://twitter.com/PortalAmazonas1/status/1656733637323128835?t=ytF6nc5SKhhNXcADdwv53A&s=19

Para tentar minimar o impacto da fake news e tentar limpar a imagem do deputado, a assessoria de comunicação de Saullo Vianna informou, ao Portal AM1, que ele chegou a ir ao encontro do GT, mas teve de se ausentar para acompanhar uma reunião partidária na Casa.

’Mais atuante?’

Vendido como o marketing de “deputado mais produtivo do Amazonas”, a realidade de Saullo Vianna é bem diferente em Brasília. Isto porque, conforme consta no Portal da Transparência da Câmara dos Deputados, o político se pronunciou apenas duas vezes durante as ordens do Dia no Plenário da Casa, ambas registradas no mês de fevereiro (há três meses).

Até o final de abril, o deputado – que também se apresenta como o “Defensor da Zona Franca de Manaus” em suas redes sociais – falou somente 3 minutos e 16 segundos nas audiências públicas do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária.

Um dos episódios mais emblemáticos se deu por sua ausência no GT durante a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que fez duras críticas ao Modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) sem a presença de nenhum deputado do Amazonas, inclusive Saullo Vianna.

Podcast

Na mesma época do episódio envolvendo a ministra, divulgado como furo de reportagem do Portal AM1, Vianna lançava seu podcast “Pupunha Popcast” para difundir e discutir temas relacionados à “cultura pop” e “conteúdo nerd”.

O podcast entrou no ar no dia 1º de abril, coincidentemente no “Dia da Mentira”, e teve direito a vídeo do deputado federal amazonense convidando os internautas para assistir aos episódios.

“Oi pessoal, tudo bem? Estou passando aqui para fazer um convite muito especial para todos os amantes da cultura pop e da cultura nerd. A partir de amanhã, a gente tá estreando um projeto muito legal que eu faço a honra de fazer parte – que é o nosso podcast, o ‘Pupunha Popcast’”, disse o deputado em vídeo publicado nas redes sociais.

Em resposta, ele recebeu uma enxurrada de críticas. Em vez de responder, os seguidores acabaram criticando o deputado, já que, no lugar de rebater as críticas da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ao modelo ZFM, ele estava em Manaus gravando o podcast.

“Enquanto isso, a Simone Tebet descendo a lenha na Zona Franca em plena Câmara dos Deputados. E o rapazote falando de cultura nerd. O povo amazonense merece os políticos que tem. Pelo amor de Deus”, criticou uma seguidora.

LEIA MAIS: