Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

Reforma Tributária: deputados do AM discursam somente por 49 minutos em dois meses de GT

Das 12 audiências públicas promovidas na Casa Legislativa, em seis os deputados amazonenses sequer falaram algo

Reforma Tributária: deputados do AM discursam somente por 49 minutos em dois meses de GT

Adail Filho Sidney Leite e Saullo Vianna participam do GT da Reforma Tributária (Fotos: Reprodução/Câmara/ Redes Sociais)

Brasília (DF) – O Grupo de Trabalho da Reforma Tributária completa dois meses de atuação nesta sexta-feira (28). Ao todo, foram realizadas 30 reuniões, entre visitas e debates, dos quais 12 foram realizados em forma de audiência pública na Câmara dos Deputados, com a visita de autoridades e especialistas para debater o futuro do sistema tributário nacional, totalizando 36 horas de discussões.

A um mês para a entrega final do relatório do GT para o plenário da Câmara dos Deputados, com a expectativa de votação ainda neste semestre, o Portal AM1 avaliou a desenvoltura dos parlamentares que representam o Estado, no grupo formado pelos deputados: Adail Filho (Republicanos-AM), Sidney Leite (PSD-AM) e Saullo Vianna (União-AM).

Conforme apurado pela reportagem, os amazonenses usaram o poder de fala somente por 49 minutos, 14s segundos e quatorze segundos durante as reuniões, que somadas, chegam a ter duração de três dias. Ao todo, a bancada amazonense no GT teve apenas 1,36% de representatividade.

Bico fechado

Como se não fosse o bastante falar pouco, das 12 audiências públicas promovidas na Casa Legislativa, em seis, os amazonenses sequer falaram algo.

Um dos episódios mais marcantes – ao longo desses dois meses – foi noticiado como furo de reportagem pelo Portal AM1, no dia 4 de abril, quando a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), visitou a comissão e chegou questionar, abertamente, os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), sem a presença de nenhum deputado do Estado. Momentos depois, os três marcaram presença, mas ainda assim não usaram a fala, fazendo seus posicionamentos por meio das redes sociais após a “pressão” social da notícia.

SP na frente

O Amazonas conta com o segundo maior número de parlamentares representados por estado, ficando apenas atrás de São Paulo, que conta com quatro deputados: Ivan Valente (PSOL-SP); Jonas Donizette (PSB-SP); Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e Vitor Lippi (PSDB-SP).

Ao contrário dos amazonenses, os paulistas fazem muitos pronunciamentos e defesas sobre o sistema tributário, chegando ao total de 2 horas e 6 minutos de fala, 83% a mais que os nortistas.

Bastou apenas as duas primeiras reuniões para os deputados do sudoeste baterem o tempo de fala dos amazonenses, com pronunciamentos de 23 minutos e 7 segundos na abertura das discussões do GT, em fevereiro, e 20 minutos e 57 segundos na segunda discussão no parlamento.

Veja o tempo de fala de cada deputado do AM:

Adail Filho: 03 minutos e 27 segundos
Saullo Vianna: 03 minutos e 16 segundos
Sidney Leite: 42 minutos e 31 segundos

LEIA MAIS: