Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Secretários que testaram positivo para covid posam ao lado de David em Centro de Testagem

Shádia Fraxe e Israel Conte testaram positivo no último dia 13 e decidiram 'aproveitar' o último dia de isolamento para amaciar o ego do prefeito de Manaus

Secretários que testaram positivo para covid posam ao lado de David em Centro de Testagem

Foto: Ruan Souza / Semcom

MANAUS, AM – Com o aumento de casos de covid-19 e a população se aglomerando em unidades de saúde para realizarem testes, os secretários do prefeito David Almeida (Avante), que foram infectados pelo vírus, já passeiam por Manaus para manter a “boa aparência” da Prefeitura de Manaus.

Com menos tempo de recuperação, o secretário de Comunicação, Israel Conte, e a secretária de Saúde, Shádia Fraxe, estiveram junto a Almeida na abertura do segundo centro de testagem contra covid-19, no Centro de Convenções Vasco Vasques, nesta quarta-feira (19).

Os dois testaram positivo para a covid-19 na última quinta-feira (13) e, segundo a prefeitura, apresentaram sintomas leves e continuaram trabalhando em casa, em formato híbrido. O quadro de saúde dos secretários se encaixa nas novas medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, no entanto, tanto Fraxe quanto Conte saíram cedo demais do isolamento social.

Leia mais: Multidão lota o Vasco Vasques em busca de testagem para Covid: veja onde testar

Foto: Ruan Souza / Semcom

Isso porque o Ministério orienta que os pacientes com casos leves e moderados cumpram um isolamento de sete dias, desde que não apresentem sintomas respiratórios e febre. O último dia de isolamento de ambos deveria ser nesta quarta-feira, ou seja, conforme a orientação do órgão federal, os secretários de David Almeida só poderiam voltar às atividades presenciais a partir desta quinta-feira (20).

Mas os secretários ficaram tão “ansiosos” para voltar ao trabalho que aproveitaram o último dia de isolamento para aparecer na abertura do centro de testagem. Outra recomendação do Ministério da Saúde é o teste negativo para a doença no 5º dia de isolamento. Caso o paciente negative, poderá sair antes do prazo, se não apresentar sintomas respiratórios e febre.

Leia mais: Jane Mara, da Semasc, testa positivo para covid um ano após ‘furar fila’ da vacina

Vale destacar que a Prefeitura de Manaus não emitiu nenhuma nota afirmando que Shádia Fraxe e Israel Conte teriam saído do período de transmissão e já poderiam retornar aos postos de trabalho.

O Portal Amazonas 1 entrou em contato com a Secretaria de Comunicação e com a Secretaria Municipal de Saúde para questionar a presença dos respectivos secretários sem a confirmação de que os mesmos estavam fora do período de transmissão.

Confira a nota encaminhada à reportagem, na íntegra:

Prezada,

Em atenção à sua solicitação, esclarecemos que, caso não tenha acompanhado o noticiário nacional, o Ministério da Saúde fez alterações no protocolo de alta da Covid-19, principalmente no que se refere a prazos de isolamento.

Agora o protocolo é assim:

  • se no quinto dia a partir da confirmação por exame, a pessoa não tem mais nenhum sintoma, ou se ela sempre foi assintomática, ela faz, no quinto dia após o exame positivo, um novo exame. Se o resultado for negativo ela está liberada para voltar ao convívio. Caso ainda tenha sintomas, espera mais dois dias e se no sétimo dia não tiver mais sintomas, faz o teste.

Se no sétimo dia ela ainda tiver sintomas ela espera e vai pro décimo dia. Se no décimo dia ela não tiver sintomas e fizer o teste e der negativo, a pessoa está liberada.

A Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e o secretário de Comunicação, Israel Conte, obedeceram ao tempo de isolamento e, no prazo de cinco dias refizeram o teste que acusou negativo. Portanto, tudo dentro do que recomenda o Ministério da Saúde.

Att;

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

Secretários