Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Cenário

Segurança em xeque: sequência de crimes preocupa frequentadores do Manauara Shopping

Os episódios de violência geram insegurança e fazem clientes evitarem a ida ao shopping.

Segurança em xeque: sequência de crimes preocupa frequentadores do Manauara Shopping

Foto: Vanessa Goudim

Manaus (AM) – Nos últimos anos, o Manauara Shopping, um dos principais centros comerciais de Manaus, tem sido palco de muitos episódios de violência que preocupam clientes e lojistas. Casos de assaltos a joalherias, o homicídio de um vigilante e, mais recentemente, um sequestro relâmpago no estacionamento de dentro do shopping reforçaram o sentimento de insegurança entre os frequentadores.

A reportagem do Portal AM1 ouviu cinco pessoas que costumam visitar o shopping, e quatro delas afirmaram ter medo de ir ao local devido ao histórico de crimes.

A estudante Ana Vitória acha perigoso, se for necessário ir ao shopping, ela conta que não vai só. “Não, eu não me sinto segura, por conta dessas coisas que andam acontecendo, eu até parei de frequentar o Manauara Shopping. Meus pais também não acham seguro, só vamos lá quando é algo bem importante mesmo”, disse.

seguranca-em-xeque-sequencia-d

Ana Vitória / Foto: Vanessa Goudim

Cínthia Costa conta que há medo, porém, não pode deixar de frequentar o local onde passeia com a família.

“Não frequento com tanta assiduidade, mas frequento, levo meus sobrinhos, família, infelizmente a gente precisa ter acesso, hoje tá perigoso em todo lugar. Temos que continuar vivendo, apesar do medo”, declarou a atendente de uma cafeteria.

seguranca-em-xeque-sequencia-d

Cínthia Costa / Foto: Vanessa Goudim

O caso mais recente foi um sequestro relâmpago que aconteceu com uma mulher no estacionamento. A situação ganhou repercussão nas redes sociais e levantou novos questionamentos sobre as medidas de segurança adotadas pela administração do shopping.

Enquanto isso, a sensação de medo persiste entre os clientes.

“O medo sempre existe, estamos vulneráveis a qualquer coisa, ainda mais em um local que já teve vários assaltos, dessa mulher do sequestro relâmpago, eu não sabia, mas dos outros casos, sim, e é por isso que evito ir pro shopping”, relatou a dona de casa Graça Amoêdo.

seguranca-em-xeque-sequencia-d

Graça Amoêdo / Foto: Vanessa Goudim

Para Osmar Vieira, a preocupação com a violência aumenta por se tratar de um espaço público. “Eu não acho seguro, porque a gente vai pro shopping, um local público, a gente não sabe quem é quem. Mas eu não frequento mesmo, até porque minha casa é longe do shopping”, contou.

seguranca-em-xeque-sequencia-d

Osmar Vieira / Foto: Vanessa Goudim

Já José Rafael, apesar de conhecer a “fama” de perigoso do shopping, por ter sido muitas vezes alvo de criminosos, diz que acha o local seguro.

“Eu já fui lá algumas vezes e nunca me aconteceu nada, eu acho seguro”, declarou.

seguranca-em-xeque-sequencia-d

José Rafael / Foto: Vanessa Goudim

Relembre os casos

No dia 14 de dezembro de 2024, seis criminosos invadiram o Manauara Shopping, na zona Centro-Sul de Manaus, eles dispararam tiros de arma de fogo. Segundo a polícia, uma funcionária do shopping foi usada como escudo humano e liberada após alguns minutos. Um suspeito foi preso e não houve feridos. A ação fez parte de um assalto a uma joalheria.

Outro caso registrado foi de um homicídio, um segurança de 40 anos, que atuava para uma empresa terceirizada do shopping, foi morto a tiros no dia 17 de julho de 2023, enquanto trabalhava no centro de compras. Conforme informações repassadas pela polícia, um carro prata parou na rua Rui Alberto Costa Lins, bairro Adrianópolis, ao lado do shopping, um suspeito desceu do veículo, se aproximou do segurança para pedir informações e efetuou, pelo menos, um tiro na cabeça dele.

A vítima foi atacada em uma das docas que dá acesso à praça de alimentação do centro de compras.

E o registro criminal mais recente se trata de uma mulher de 44 anos que afirmou ter sofrido uma tentativa de sequestro dentro do Manauara. Segundo a vítima, ela foi seguida dentro do centro de compras e abordada no estacionamento por um homem armado. Em conversas divulgadas pelo WhatsApp, a vítima relatou que foi obrigada a entrar no carro, e que o criminoso a forçou a realizar transferências (via Pix) sob ameaça de morte.

Nota do Manauara Shopping

Por meio de nota, o shopping informou que prestou total apoio à cliente vítima do assalto relâmpago, e que disponibilizou todas as informações necessárias para colaborar com as investigações. O shopping reitera o compromisso com a segurança, investindo continuamente em equipes capacitadas, tecnologia de monitoramento e colaboração com as autoridades para oferecer um ambiente cada vez mais seguro para os clientes e lojistas.

 

LEIA MAIS: