Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Cidadãos usam placas para cobrar asfalto e limpeza em Manaus: ‘sr. prefeito, já não aguentamos’

Segundo os moradores, há cerca de 20 anos que as famílias que moram no local não recebem uma equipe da Prefeitura de Manaus, o que se repete na gestão de David Almeida

Cidadãos usam placas para cobrar asfalto e limpeza em Manaus: ‘sr. prefeito, já não aguentamos’

Foto: Gabriela Alves / Portal AM1

Manaus – A cada dia que passa, Manaus vai conhecendo uma realidade muito diferente daquela que é apresentada pelo prefeito David Almeida (Avante). Desta vez, foram os moradores da rua Martinica, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus, que resolveram chamar a atenção das autoridades para um problema de anos.

Com placas de cobrança para que a Prefeitura de Manaus faça o devido trabalho, os moradores denunciaram a falta de limpeza no local, além da falta de infraestrutura. Se por um lado o prefeito David Almeida afirma que vai asfaltar 10 mil ruas, de outro, os moradores da rua Martinica não viram as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) na região.

Leia mais: Rua na zona Norte começa a ceder e moradores tentam tapar o buraco por conta própria

Ao Portal AM1, a nutricionista Fabíola Reis, moradora da rua, informou que as ruas até receberam asfalto, mas foi pela metade. Ou seja, uma parte da rua foi recapeada e a outra foi esquecida pelas autoridades. “Aqui todo mundo paga IPTU e não temos retorno. Aqui na rua asfaltaram pela metade e deixaram o resto sem asfalto. Pagamos os impostos direito e cadê? Para onde que tá indo?”, disse.

Foto: Gabriela Alves / Portal AM1

Além da falta de infraestrutura, outro problema que causa transtorno aos moradores é a limpeza. Isso porque transformaram uma área verde em um verdadeiro lixão a céu aberto. A moradora comentou que outros moradores de outras ruas vão até a rua para despejar o lixo, e quem sofre são as famílias que moram no local.

“Já fizemos documento, já demos entrada, e até agora, nada! A população cansa e é um direito nosso. Nós estamos cobrando um direito que é nosso e não deveria nem ser cobrado porque é um dever dele [prefeito]”, declarou.

Leia mais: População paga IPTU em dia e cobra retorno em Manaus: ‘a gente não aguenta mais’

Foto: Gabriela Alves / Portal AM1

No local, existe uma placa da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) pedindo para a população não jogar o lixo, porém, quando foi informada sobre o problema recorrente, a pasta não atendeu a demanda dos moradores.

Revoltados com a situação, os moradores se uniram e resolveram pregar placas no local, com mensagens para as pessoas de outras ruas e uma mensagem especial de cobrança para o prefeito David Almeida. “Situação antiga, moro aqui há 20 anos e nunca apareceu uma equipe para nos ajudar. Fizemos essas placas audaciosas, porque procuramos ajuda de alguém e não tem!”, disse.

Leia mais: Vídeo: moradores denunciam obra da prefeitura que está parada há 4 meses em Manaus

Foto: Gabriela Alves / Portal AM1

A acadêmica de direito Camila Nascimento afirmou para a equipe que é uma realidade triste vivida pelos moradores que precisam encontrar um tempo na agenda para fazer os serviços que deveriam ser da Prefeitura de Manaus.

“É muito triste o fato de pleitear um direito que é nosso que deveria vir por parte das autoridades de forma espontânea. Infelizmente, com o descaso, temos que estar limpando e se desdobrando porque nem todo mundo tem horário”, disse.

Ela ainda comentou que a rua não tem recebido a atenção especial da Seminf, diferente das outras ruas do bairro. “Se você for olhar as principais [ruas] do bairro é tudo impecável [sic]. Quando você entra, um pouco, é péssimo! Em dia de chuva, isso aqui alaga, não dá para andar, fica cheio de barro. É uma situação muito dificultosa”, afirmou.

Leia mais: Moradores tapam buracos em rua do Parque Dez e reclamam de David Almeida: ‘me bloqueou’

Como se já não bastasse tanto transtorno, os moradores ainda precisam tirar um tempo do seu dia a dia para cortar os galhos das árvores que crescem no local. Isso porque também não são ajudados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Dona Sandra Regina, que mora no local há bastante tempo, informou para o Portal AM1 que já entrou com ofícios na Semmas para que seja feita uma revitalização. Eles, inclusive, foram até o local, mas os serviços feitos por eles foram diferentes do solicitado.

“Da última vez que passamos um ofício, eles vieram e tiraram o lixo, mas não fizeram nada. Não adianta colocar plaquinha, os moradores daqui mantêm limpo, o que podemos fazer é mandar ofício pedindo ajuda.”

Foto: Gabriela Alves / Portal AM1

Ela ainda afirmou que na área verde são jogados, além de lixos, eletrodomésticos e entulhos. “Essa situação já vem se acumulando de anos [sic]. Moro aqui desde 2005 e, de lá pra [sic] cá, nunca teve uma melhora”, contou.

O Portal AM1 entrou em contato com a Seminf para questionar a falta de infraestrutura. Em nota, a secretaria informou que “o distrito de obras responsável pela área já tomou conhecimento da demanda e fará uma visita técnica ao local, com levantamento dos serviços necessários para recuperar a Infraestrutura. A via será imediatamente inserida no cronograma de obras da Prefeitura de Manaus”.

A equipe de reportagem também procurou a Semulsp e a Semmas para relatar os problemas enfrentados pela população, mas não houve retorno.

Veja a reportagem: www.facebook.com.br/PortalAmazonas1