Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Sem faltas, Caio André é o oposto de David Reis no comando da CMM

Além de ser detentor de um perfil conciliador, Caio demonstra ser aberto ao diálogo para o bom funcionamento da Câmara Municipal de Manaus.

Sem faltas, Caio André é o oposto de David Reis no comando da CMM

Caio André, presidente da CMM (Foto: CMM/Divulgação)

Manaus (AM) – O atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), é o oposto do ex-presidente da Casa Legislativa, vereador David Reis (Avante), em vários aspectos. Um exemplo disso foi o êxito na disputa pelo comando do Parlamento, que ocorreu no final do ano passado. Na ocasião, o político conseguiu, por meio de um tom conciliador, viabilizar o seu nome e garantir o apoio da maioria de seus pares.

Segundo seus colegas, o presidente do Legislativo é detentor de um perfil conciliador, aberto ao diálogo e equilibrado. Caio também se difere do antigo presidente da CMM quanto ao compromisso e à assiduidade com os trabalhos legislativos.

Enquanto David já se ausentou de cinco sessões em 2023, o novo presidente do Legislativo Municipal possui 100% de presença nos três primeiros meses de atividades oficiais na Casa, referentes aos meses de fevereiro, março e abril.

As informações podem ser consultadas no site da Câmara, em ‘Atividade Legislativa – Plenário – Frequência’.

Reis exerce, atualmente, o seu terceiro mandato como vereador de Manaus, enquanto Caio ainda está em seu primeiro mandato como representante da capital amazonense.

No primeiro ano do atual mandato, ou seja, em 2021, David faltou a seis sessões. Em 2022, quando concorreu ao cargo de deputado federal e não foi eleito, o parlamentar se ausentou de 23 sessões na CMM.

O ex-presidente faltou a três sessões em abril do ano eleitoral e a uma sessão nos meses de maio, junho, julho e agosto. Já em setembro, quando a campanha eleitoral já tinha iniciado, David deixou de ir a três dias de trabalho, repetindo o mesmo número de faltas em outubro, mês da realização do pleito.

No mês seguinte, após sua derrota na tentativa de conseguir uma cadeira na Câmara dos Deputados, o político bateu o recorde de faltas em 2022, ausentando-se sete dias de trabalho. No último mês do ano, Reis faltou a três sessões, completando, assim 23 ausências no ano passado.

Assíduo

Em contrapartida, o novo chefe do Legislativo municipal só teve uma falta durante todo o ano de 2021. No ano seguinte, Caio teve apenas quatro faltas registradas.

O presidente da Câmara também se candidatou nas eleições de 2022, mas para o cargo de deputado estadual, recebendo um total de 9.300 votos – não conseguindo se eleger.

Caio, este ano, ainda não faltou a nenhum dia de trabalho oficial no Parlamento Municipal.

Na gestão passada, era comum, principalmente no último ano da presidência de David, as sessões, que acontecem nos dias de segunda, terça e quarta-feira, serem presididas pelo vereador Wallace Oliveira (PROS), vice-presidente na época.

Perfis

David Reis pertence a uma família tradicionalmente política da cidade, sendo filho de Sabá Reis, ex-deputado estadual e atual secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). O ex-presidente da CMM já ocupou diversas vezes o cargo de secretário municipal, em sua maioria na gestão do ex-prefeito Arthur Neto (Sem partido).

Já Caio André é formado em Direito e, desde jovem, iniciou sua atuação na área de esportes. Ele também já foi secretário nos Poderes Executivo municipal e estadual. Sua última passagem, antes de se eleger como vereador, foi como diretor-presidente da antiga Fundação de Alto Rendimento (Faar), atual Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

LEIA MAIS: