Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Sem ligação com Esporte ou Juventude, Adjuto deve assumir a Sejel no lugar de Fabrício

Sem ligação com Esporte ou Juventude, Adjuto deve assumir a Sejel no lugar de Fabrício

Adjuto Afonso e Fabrício Lima: troca na Sejel no novo comando de Amazonino Mende (Reprodução/Internet)

 

Coluna Cenário

O governador eleito Amazonino Mendes (PDT) – que assume o cargo no próximo dia 5 de outubro – deverá nomear o colega de partido, deputado estadual Adjuto Afonso, para assumir a Secretaria de Estado da Juventude e Lazer (Sejel) no lugar de Fabrício Lima, que está no cargo desde fevereiro do ano passado. O envolvimento do atual secretário em polêmicas com gastos excessivos na sua gestão está entre os motivos para a sua saída.  

Contudo, chamou a atenção na escolha de Amazonino a falta de um histórico de trabalho de Adjuto com o segmento, o que pode comprometer significativamente a gestão do governador eleito para uma eventual reeleição, uma vez que o público jovem do Amazonas (faixa etária de 16 a 29 anos) representa mais 27% do eleitorado do Estado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Por ser considerado um nome ligado à velha política (Adjuto está no quarto mandato e foi aliado de Omar Aziz e José Melo), a escolha do deputado tem sofrido grande rejeição de representantes das entidades ligadas ao Esporte e à Juventude na capital e interior do Estado.   

Na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Adjuto preside a Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul e, também, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei-AM), mas pouco aparece na mídia com seus projetos.