Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

‘Sempre será a nossa luta’, diz Tadeu ao celebrar o Dia dos Povos Indígenas

O vice-governador do AM fez questão de lembrar do dia em que sancionou a lei que institui como patrimônio cultural imaterial as 16 línguas indígenas existentes no Estado.

‘Sempre será a nossa luta’, diz Tadeu ao celebrar o Dia dos Povos Indígenas

(Foto: Ricardo Machado)

Manaus (AM) – No ‘Dia dos Povos Indígenas’, celebrado nesta sexta-feira (19), o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), fez questão de lembrar da data com uma mensagem feita por ele no dia em que sancionou a lei que institui como patrimônio cultural imaterial as 16 línguas indígenas existentes no Estado.

“O Amazonas, a partir de hoje, tem 17 línguas oficiais, o português é só uma delas. Tornar as línguas indígenas do Amazonas patrimônio cultural imaterial, cooficializá-las como línguas estaduais é uma vitória e um marco histórico no Amazonas. Um marco que deve sinalizar um novo tempo em que vivemos”, diz Tadeu.

Tadeu também afirmou na legenda do post que todos os dias o governo estadual trabalha para concretizar mais avanços e reparações históricas para os povos indígenas.

Veja:

Além do português, as línguas oficiais cooficiais do Amazonas passaram a ser: Apurinã, Baniwa, Dessana, Kanamari, Marubo, Matis, Matses, Mawe, Mura, Nheengatu, Tariana, Tikuna, Tukano, Waiwai, Waimiri e Yanomami desde o dia 20 de julho de 2023.

Inclusive, no dia em que o vice-governador sancionou a lei criada pelo governador Wilson Lima (UB), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, esteve presente no município de São Gabriel da Cachoeira.

A sanção aconteceu após o lançamento da primeira Constituição Federal traduzida para o Nheengatu, a única língua descendente do tupi antigo e ainda viva.

(Foto: Ricardo Machado)

Até a publicação da matéria, o governador do Estado, Wilson Lima, não havia se manifestado sobre a data comemorativa nas suas redes sociais.

Exposição

No Dia dos Povos Indígenas, comemorado nesta sexta-feira, 19 de abril, Manaus recebe a exposição etnográfica “Wirãdé Kuri”, que fica em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça até o dia 31 de maio.

A mostra é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e objetiva fazer um recorte na Arte Indígena ou Etnoarte.

 

LEIA MAIS: