Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

Senador Jorge Kajuru vira réu por ofensas a colegas: ‘vigarista’, malandro’ e ‘bandido’

Senador vai responder por injúria, calúnia e difamação.

Senador Jorge Kajuru vira réu por ofensas a colegas: ‘vigarista’, malandro’ e ‘bandido’

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) terá que responder judicialmente por ataques dirigidos ao também senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e ao ex-deputado Alexandre Baldy (PP). Nesta terça-feira, 3, por três votos a dois, os ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitaram seis queixas-crime movidas pelos políticos. Com a decisão, ele vai responder a ações penais por injúria e difamação.

Leia mais: Omar Aziz sobe no palco e discursa em evento de apoio a Lula em SP: ‘forças democráticas

As publicações contestadas foram ao ar em maio de 2019. Baldy foi chamado de “bandido”, “golpista”, “aproveitador”, “malandro”, “vigarista”, “rei do toma lá dá cá” e “corrompível”. Cardoso foi classificado como “pateta desprezível” e “senador turista” que “entrou na política por negócio” e “cuja fortuna ninguém sabe de onde veio”.

O pano de fundo do julgamento é o alcance da imunidade parlamentar. Em julgamentos anteriores, o STF já havia decidido que a prerrogativa não é absoluta e se aplica exclusivamente a manifestações vinculadas ao exercício do mandato legislativo. Esse foi o entendimento encampado nesta terça pela maioria dos ministros.

COM A PALAVRA, O SENADOR JORGE KAJURU

A reportagem entrou em contato com a assessoria do senador e aguarda resposta. O espaço está aberto para manifestação.

Com informações da Agência Estado