Manaus, 6 de dezembro de 2024
×
Manaus, 6 de dezembro de 2024

Cidades

Sepror recebe técnicos do Peru para intercâmbio sobre piscicultura no Amazonas

A visita é resultado de um pedido de intercâmbio encaminhado ao Governo do Amazonas pelo governo do Departamento de San Martin (Peru), para promover troca de informações.

Sepror recebe técnicos do Peru para intercâmbio sobre piscicultura no Amazonas

(Foto: Divulgação/Sepror)

Manaus (AM) – A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), recebeu um grupo de dez técnicos especializados em assistência técnica em piscicultura do Departamento de San Martin, no Peru, que chegou na quarta-feira (27/11) a Manaus, para conhecer os trabalhos executados no setor pelo Centro de Tecnologia, Produção e Conservação dos Recursos Pesqueiros do Amazonas (CTPC Balbina), no município de Presidente Figueiredo, distante 117 quilômetros da capital, onde já está alojado.

“Nossa unidade em Balbina trouxe muitos avanços para a piscicultura no Amazonas. Entre os resultados estão a melhoria na qualidade de vida dos produtores rurais que se tornaram piscicultores, fortalecimento da nossa economia nesse segmento e desenvolvimento de novas técnicas de reprodução de alevinos. O CTPC Balbina é um centro reconhecido internacionalmente”, ressaltou o secretário de estado de Produção Rural, Daniel Borges.

A visita é resultado de um pedido de intercâmbio encaminhado ao Governo do Estado do Amazonas e endereçado à Sepror pelo governo do Departamento de San Martin (Peru), para promover a troca de informações, agregar conhecimento e apresentar novas técnicas entre as equipes técnicas do CTPC Balbina e os técnicos peruanos.

O grupo foi recebido pelo engenheiro de pesca Márcio Pinheiro, chefe do Departamento de Pesca e Aquicultura da Sepror, que destacou a importância e reconhecimento dos trabalhos do CTPC Balbina. “O trabalho está sendo observado no exterior, gerando pedidos de compartilhamento de resultados de pesquisas e técnicas aplicadas na produção de alevinos de tambaqui e pirapitinga, assim como informações sobre as práticas de manejo do pirarucu”, disse Márcio.

Os técnicos, que representam as 10 províncias de San Martin permanecerão em Balbina até o dia 5 de dezembro, participando de estágios técnicos sobre a reprodução de espécies de peixes nativos da Bacia Amazônica. Participam do grupo 8 biólogos aquícolas, um médico veterinário e um produtor aquícola.

(*) Com informações da assessoria 

LEIA MAIS: