Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Shádia Fraxe se anima com planos de poder de David Almeida: ‘sou fiel ao meu chefe’

Ela revelou que foi David quem pediu para ela sair da Semsa, mas que o prefeito ainda não conversou com ela sobre o próximo passo

Shádia Fraxe se anima com planos de poder de David Almeida: ‘sou fiel ao meu chefe’

Foto: Divulgação

Manaus – Uma das secretárias que ficou marcada na gestão do prefeito David Almeida (Avante) foi a ex-secretária de Saúde, Shádia Fraxe. Seja por furar fila da vacina ou por acompanhar o prefeito em todos os locais, agora ela pode ser a escolhida para ser a possível vice-governadora do Amazonas. Apesar de ser uma das cartas na manga do prefeito de Manaus, a ex-secretária afirmou que nunca teve pretensão política, mas que está à disposição de Almeida.

A declaração foi dada em entrevista para um veículo local, nessa terça-feira (26). Ela também detalhou que precisou deixar a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para ficar à disposição de David Almeida nas eleições. Apesar de Shádia ser um dos nomes cotados pelo prefeito para formar uma chapa no governo, ela revelou que não sabe sobre o próprio futuro político, dando a entender que é uma peça no jogo de tabuleiro esquematizado por David Almeida.

Leia mais: Atuação de Shadia Fraxe na secretaria de Saúde da gestão David Almeida está na mira do MPE

“Eu sou fiel ao meu cargo e ao meu chefe, o prefeito David Almeida. O meu trabalho foi enxergado e começaram algumas especulações. Mas, essas questões políticas, eu sei através das mídias. Nunca sentei para conversar sobre política. Eu ouvi o chamado do prefeito, que me pediu para que me desvinculasse da Secretaria para uma futura articulação política que eu ainda não sei o que é”, disse.

Foto: Bosco Freitas / Semsa

A médica e ex-secretária disse que “parece até ingenuidade” da parte dela, mas não teve pretensão política ao decorrer da vida profissional. Foi somente quando assumiu a Semsa que percebeu que o cargo estava vinculado à política. “Quando você tá lá dentro [sic], você começa a perceber que é um cargo político, mas eu não me dava conta disso, porque minha vida era dedicada a servir aos pacientes”, disse.

Peça no tabuleiro

Além de Shádia, o prefeito David Almeida conta com três nomes fortes para colocar como vice-governador: o ex-secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis; o vice-prefeito Marcos Rotta; e o ex-secretário da Casa Civil, Tadeu de Souza.

Até o momento, David ainda não bateu o martelo sobre quem o representará nas eleições, até porque ele mesmo não será candidato. Durante a entrevista, Fraxe afirmou que precisou se filiar ao Avante, e disse que a decisão será definida pelo “grupo”, ou seja, os demais filiados ao partido.

Leia mais: Mesmo sem cargo na prefeitura, Sabá Reis cola em David Almeida mirando indicação a vice de Wilson Lima

Vale lembrar que são do Avante o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis, e o secretário de Infraestrutura, Renato Júnior, os dois principais escudeiros do prefeito e defensores da gestão municipal.

Foto: Reprodução

Apesar de não saber qual será o próximo passo, ela ressaltou que está à disposição do prefeito. “Precisei me filiar a um partido, essa é a primeira vez que faço isso, foi no Avante, partido do prefeito [..] estou à disposição para conversar, ver o que nós, do mesmo grupo, definimos e eu estou sob comando do prefeito e à disposição para qualquer que seja disposição [sic]”, destacou.

Shádia ainda comentou que toma um susto nas vezes em que a hipótese de ser vice-governadora é levantada. Porém, a todo momento, pontuou que nunca teve pretensão política, mas que está sob ordem de David Almeida, deixando claro que o desejo é muito mais dele do que dela.

Leia mais: David Almeida vai pagar R$ 67,5 milhões por publicidade às vésperas das eleições

“Toda vez que ouço isso é um susto. Não tenho nenhuma, na verdade, nunca tive nenhuma pretensão política. Essa questão depende de tantas negociações, o prefeito ainda não conversou comigo sobre isso”, disse.

“Ainda não sei qual é, não tenho realmente a certeza e visão política, apesar do meu esposo [Abdala Fraxe] ser político. Nunca tive muito tempo de acompanhá-lo. Estou à disposição do que o prefeito determinar, no cenário que ele achar que convém o meu trabalho”, comentou.

Com as declarações de Shádia, fica claro que, apesar de David Almeida não concorrer às eleições, ele pretende eleger um dos seus para o governo. Comandando o jogo político na gestão municipal, agora o prefeito pretende apoiar um candidato a governo, o qual somará com a Prefeitura de Manaus.