Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Silas Câmara divulga nota e confirma licenciamento do mandato

De acordo com Silas, a posse do primeiro suplente, o vereador João Carlos, representa uma oportunidade de ampliar a representatividade do Amazonas no Legislativo federal.

gestao-de-silas-camara-entra-n

(Foto: Kayo Magalhães /Câmara dos Deputados)

Manaus (AM) – O deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) publicou uma nota oficial confirmando que irá se licenciar temporariamente do mandato na Câmara dos Deputados pelos próximos meses.

No comunicado, o parlamentar afirmou que a decisão foi tomada de forma “tranquila” e está alinhada com sua visão de atuação na vida pública. Segundo ele, o afastamento tem como objetivo abrir espaço para a formação de novas lideranças políticas no estado.

De acordo com Silas, a posse do primeiro suplente, o vereador João Carlos, representa uma oportunidade de ampliar a representatividade do Amazonas no Legislativo federal.

“Dar ao primeiro suplente […] a oportunidade de vivenciar, na prática, o dia a dia da Câmara dos Deputados é permitir que mais vozes do Amazonas estejam prontas”, destacou.

O deputado também ressaltou que, mesmo licenciado, continuará acompanhando de perto as pautas de interesse do estado e atuando em articulações políticas. Na nota, ele enfatizou ainda a importância de formar novos quadros.

Sem mencionar diretamente o cenário político nos bastidores, Silas Câmara afirmou que o afastamento faz parte de “um projeto maior”, reiterando o compromisso com o Amazonas.

Desde outubro de 2025, já circulavam nos bastidores especulações sobre um possível afastamento do deputado federal Silas Câmara para atuar no cenário eleitoral, incluindo apoio à pré-candidatura do senador Omar Aziz ao Governo do Amazonas. Naquele momento, o parlamentar negou qualquer movimentação nesse sentido.

“É importante reafirmar que não há, até o presente momento, decisão formal ou comunicação à imprensa sobre afastamento do meu mandato, tampouco houve convite ou diálogo envolvendo coordenação de campanha de qualquer liderança política, inclusive do senador Omar Aziz, a quem respeito e tenho apreço”, afirmou à época.

Meses depois, já em ano eleitoral, o afastamento se concretiza com a licença oficial do mandato. Com isso, o primeiro suplente, o vereador João Carlos, passa a ocupar a cadeira na Câmara dos Deputados durante o período.

 

LEIA MAIS: