Manaus, 19 de abril de 2025
×
Manaus, 19 de abril de 2025

Cenário

Sinésio destaca impacto econômico da rota Manta-Manaus e propõe a criação do Polo Industrial Naval

Segundo o deputado, o governo Lula está investindo 10 bilhões de dólares em cinco rotas de integração internacional, sendo o Amazonas um dos estados beneficiados.

Sinésio destaca impacto econômico da rota Manta-Manaus e propõe a criação do Polo Industrial Naval

(Foto: Reprodução/ Youtube/ ALEAM)

Manaus (AM) – O deputado estadual Sinésio Campos (PT) falou, nesta quinta-feira (15), sobre a relevância econômica das rotas de integração regional, com foco especial na rota Manta-Manaus, durante sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Segundo o parlamentar, o projeto é um potencial transformador para o desenvolvimento do Amazonas, especialmente no setor naval.

Sinésio destacou ainda que o Governo Federal está investindo 10 bilhões de dólares em cinco rotas de integração internacional, sendo o Amazonas um dos estados beneficiados por essas iniciativas. Entre as rotas mencionadas por ele está a Manta-Manaus, que conecta o porto de Manta, no Equador, a Manaus, apontado como um dos principais projetos que serão entregues durante a COP-30, em novembro de 2025.

“A rota Manta-Manaus é uma alternativa ao Canal do Panamá para acessar o Oceano Pacífico e o mercado asiático. Este projeto, que defendemos há duas décadas, agora faz parte dos cinco eixos prioritários de integração do país. Além de fortalecer nossas relações com os países vizinhos da América do Sul, essa rota será essencial para o crescimento econômico do Amazonas”, afirmou o deputado.

Sinésio também chamou a atenção para o impacto potencial da rota na indústria naval local. Ele mencionou que o Amazonas já possui a segunda maior indústria naval do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, e que a localização estratégica do estado, próxima à América do Norte e Central, oferece uma vantagem competitiva significativa.

“O Amazonas tem o potencial para se tornar um polo naval de grande relevância, e a consolidação de um Polo Industrial Naval na região é fundamental para alcançarmos esse objetivo. A rota Manta-Manaus pode ser o catalisador de que precisamos para impulsionar essa indústria, criando empregos e promovendo o desenvolvimento econômico da nossa região. Temos áreas como a do Puraquequara que podem ser destinadas à instalação de novos estaleiros”, explicou o parlamentar.

O petista ainda ressaltou as declarações da ministra do Planejamento, Simone Tebet, que reconheceu a importância das rotas de integração regional no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, reforçando a visão de que o Amazonas tem muito a ganhar com a implementação desses projetos.

LEIA MAIS: