Sistema de bilhetagem do Sinetram segue falhando em Manaus

Vida dos usuários não está fácil.
CONCEIÇÃO MELQUIADES – PORTAL AM1
Publicado em 21/06/2022 10:19
Foto: Divulgação/Montagem

MANAUS – Uma atualização no software do leitor de cartão do Passa Fácil – os validadores de cartões de passagem nos ônibus do transporte público de Manaus – tem causado transtorno para os usuários do sistema do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

Leia mais: Atualização em sistema de bilhetagem dos ônibus causa falhas, diz Sinetram

Filas quilométricas estão sendo registradas diariamente no posto de atendimento da avenida Constantino Nery. Os problemas iniciaram desde a última quarta-feira (17), quando começou a troca dos validadores dos ônibus e até para acessar o transporte público uma confusão se instalou.

Cristina da Silva, de 44 anos, disse que carregou a carteirinha de transporte para utilizar durante todo o mês e, na ocasião em que tentou passar na catraca, o leitor não registrou sua carteira, e ela passou constrangimento diante dos usuários.

Leia mais: Sistema do Sinetram para recarga de cartão será suspenso por quatro dias

“A cobradora do ônibus disse que eu tinha que pagar com dinheiro em espécie. Eu não estava com nenhum dinheiro na bolsa, pois tinha mais de R$ 300 em créditos na minha carteirinha”, contou a usuária.

Outros usuários do sistema reclamam, ainda, que além de apresentar lentidão no momento da leitura do cartão no sistema de transporte, há casos, que assim como ocorreu com a usuária Cristina, que sequer a máquina consegue fazer a leitura.

Leia mais: Vídeo: alunos, pais e avós passam horas na fila e reclamam de desorganização do Sinetram

O problema tem sido igual para os usuários do sistema que procuram o posto do Sinetram – ao lado do T1- no Centro da capital – e isso tem gerado tumulto e filas no local.

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o sistema de bilhetagem do Sindicato das Empresas das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) está passando por atualização do software, que está instalado nas catracas dos ônibus e interligado nos computadores da sede do órgão.

A nota diz, ainda, que o objetivo de melhorar os serviços oferecidos aos usuários do transporte coletivo de Manaus trouxe a necessidade do reparo no programa, e que as mudanças já estão acontecendo desde o dia 10/6.

O IMMU está em constante contato com o Sinetram, para que os usuários não sejam prejudicados no acesso aos coletivos e possam utilizar os benefícios dos cartões. Os passageiros que usam o cartão Passa Fácil, cartão gratuidade e passe estudantil terão acesso normal aos ônibus, além dos usuários que utilizam o dinheiro para o pagamento da passagem.

Com a nova plataforma que entrará em vigor logo após a conclusão desta atualização, a população contará com novas alternativas de recargas de crédito e uso dos cartões Passa Fácil.

E que a prefeitura vai divulgar as novidades para benefícios dos usuários, assim que todo o novo sistema for implementado. E também pede desculpas pelos transtornos e informa que as equipes de Tecnologia da Informação (TI) estão trabalhando para normalizar o sistema até este final de semana.

Compartilhar:
Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

+ NOTÍCIAS