Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

SSP instaura três inquéritos no caso de tiroteiro no HPS 28 de Agosto

Homem internado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto foi atacado no último domingo, autor do atentado morreu após ser detido e espancado por rivais na viatura policial.

SSP instaura três inquéritos no caso de tiroteiro no HPS 28 de Agosto

O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Amadeu Soares, disse, na manhã de segunda-feira, 26, durante coletiva de imprensa realizada na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), bairro Petrópolis, que serão instaurados três inquéritos para a investigação em torno do ataque ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto. O primeiro pela tentativa de homicídio na Compensa, zona Oeste, o segundo pela invasão ao hospital e o terceiro pela tentativa de homicídio dentro da unidade hospitalar contra Ewerton Lima Martins, 23 anos.

O secretário informou que todos os passos da investigação serão apurados cautelosamente e, que após individualizar as condutas pertinentes, deverá punir os responsáveis pelos crimes.

“Nesse momento a investigação precisa fluir, isso que aconteceu ontem foi ‘surreal’. Uma invasão dentro de um hospital não é comum. Por isso, iremos adotar um reforço na guarnição para que casos iguais o que ocorreu ontem não possam acontecer novamente”, disse Amadeu Soares.

Amadeu Soares em coletiva de imprensa – (Foto: Divulgação)

Ainda de acordo com o secretário, as informações que a polícia tem é que por volta de 17h, Adriano Batista de Araújo, 24, o ‘Porocada’, havia dado entrada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, bairro Compensa, zona Oeste da cidade, logo após ser baleado no tórax e coxa esquerda em confronto com criminosos de facção rival na rua 25 de dezembro localizada no mesmo bairro.  

Logo após ser atendido, por volta de 19h, ‘Porocada’ foi transferido para o HPS 28 de Agosto e como acompanhantes estavam Gabriel Marreira de Melo e Renan Alves Maia de 22 anos, com intuito de garantir a segurança do comparsa.

“As informações inicialmente apuradas são de que o ‘Porocada’ foi ferido em um confronto na tarde de ontem na Compensa, foi atendido e logo transferido para o 28 de Agosto. A notícia circulou pelo bairro e Ewerton foi até a unidade para tirar a vida do rival. Em seguida tentou empreender fuga, mas se deparou com Gabriel e Renan que efetuaram disparos e causaram tumulto no hospital. Um dos tiros atingiu de raspão Ewerton. A polícia que estava nas proximidades da unidade hospitalar foi acionada e conseguiu prender os suspeitos”, explicou o coronel.

No local do crime foram apreendidas duas armas de fogo, uma em posse de Ewerton e outra na lixeira do estacionamento do hospital.  Os policiais que atenderam a ocorrência relataram que não foi possível notar em qual área do corpo Ewerton teria sido atingido.

À CAMINHO DA MORTE

Após a situação ficar sob controle e os suspeitos capturados pela polícia, Ewerton que era membro da facção rival de ‘Porocada’, foi espancado por Gabriel e Renan no ‘camburão’ da viatura da polícia, à caminho da delegacia.

O secretário não soube informar como procedeu a agressão ou a causa da morte de Ewerton. “O fato é que houve um confronto entre Ewerton e os comparsas do ‘Porocada’ e, logo após a varredura no hospital, os três entraram na viatura da Rocam. Não quero estar precipitando nada e só vou ter precisão das informações depois do exames do Instituto Médico Legal (IML)”, disse.

Ewerton Lima Martins, 23, foi morto pelos rivais dentro da viatura da polícia – (Foto: Reprodução)

De acordo com as informações divulgadas na coletiva, o trio estava a caminho do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP) na viatura da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), e em determinado momento os policiais ouviram um forte barulho, pararam a viatura e se depararam com Ewerton desacordado. Em seguida, prestaram socorro e o encaminharam ao HPS João Lúcio, bairro Coroado, zona Leste. O homem não resistiu aos ferimentos constatada morte cerebral.

FAVORECIMENTO AO CRIME

Durante a coletiva o secretário de Segurança Pública foi questionado sobre a conduta ‘ousada’ dos criminosos e caracterizou o evento como um ‘enfraquecimento da Lei’, onde aqueles que praticam o crime não ficam mais presos.  

“Na verdade, a uma série de fatores que contribuem para que eventos como este ocorram, uma delas é o enfraquecimento da lei, onde hoje o infrator apronta e praticamente não fica mais preso. Então, é preciso fazer uma leitura muito verdadeira dessa história para que tome atitudes que de fato defenda a sociedade. O indivíduo precisa temer o que vai acontecer com ele, senão situações como essa podem ocorrer novamente”, explicou.

Sobre a liberação de presos e uso de tornozeleira eletrônica, o secretário também foi crítico. “Trata-se de um conjunto de coisas que vem acontecendo e que torna a sociedade mais refém disso, então, o que eu defendo é que haja uma conscientização e que se tome posturas no Brasil e que impute aos criminosos da responsabilização dos crimes que são cometidos. Nos dias de hoje está sendo complicado ser policial no país, porque tudo está conspirando contra, como se não defendêssemos a sociedade”, finalizou.   

REFORÇO NA SEGURANÇA HOSPITALAR

A segurança no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto deve passar por uma triagem e possivelmente deve ser ampliada a guarnição nas dependências externas para que casos desta natureza não ocorram, adiantou Coronel Amadeu

“Já determinamos o reforço nas unidades com viaturas da Força Tática e da Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano). Além disso, vamos adotar um novo procedimento conforme a dinâmica dos eventos. Se houver um confronto e dele resultar feridos que fiquem internados, reforçaremos as portarias para que não haja estímulo para que outros tentem cometer um crime lá dentro”, afirmou Amadeu Soares.

QUEM É QUEM

Adriano Barbosa Araújo, 24, ‘Porocada’ é membro da facção criminosa Família do Norte (FDN), e é soldado de Luciano da Silva Barbosa, filho do narcotraficante José Roberto Fernandes Barbosa, conhecido como “Zé Roberto da Compensa”, um dos líderes de uma facção criminosa Família do Norte (FDN) e que cumpre pena no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.  

Adriano Batista de Araújo, o Porocada da Compensa – (Foto: Divulgação)

‘Porocada’ também foi preso em abril deste ano suspeito de participar do latrocínio que vitimou um subtenente do Exército ocorrido em 2017 na Compensa e já teria sobrevivido a outro ataque com tiros ocorrido no ‘campão’ da Compensa também no ano passado. Gabriel e Renan também são membros da FDN, tidos como ‘seguranças’ do Porocada durante a internação dele no 28 de Agosto.

Já Ewerton Lima Martins era integrante da facção criminosa rival, o Comando vermelho (CV) que disputa ponto de distribuição de droga no bairro.

Um vídeo mostra o momento exato em que Ewerton invadiu o HPS 28 de Agosto e atirou no rival que estava no hospital tendo atendimento médico após ter sido baleado horas antes. (Assista clicando no link ao lado) https://tinyurl.com/ydbbt3m2