Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

STF emite nota para informar que não montou plano com Lula para matar Bolsonaro

Fake news se espalhou pelas redes sociais afirmando que Lula e STF armaram um plano para matar o presidente do Brasil.

STF emite nota para informar que não montou plano com Lula para matar Bolsonaro

Foto: Divulgação

BRASÍLIA, DF – A onda de fake news, desinformação e falta de apuração na hora de compartilhar mensagens em redes sociais causou uma saia-justa inédita no Brasil. O Superior Tribunal Federal (STF) teve de emitir nota oficial para afirmar que não tem um plano para assassinar o presidente Jair Bolsonaro. A confusão aconteceu depois que a jornalista Leda Nagle compartilhou uma postagem falsa a respeito.

Nagle leu um tweet atribuído falsamente ao diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino, afirmando que o STF  e Lula teriam um plano para matar Bolsonaro. A postagem causou muita confusão entre apoiadores e opositores do presidente.

Bolsonaro e Leda

“Circula pelas redes sociais um post atribuído ao novo diretor-geral da Polícia Federal que aponta um mentiroso plano envolvendo ministros do STF. Trata-se de perfil não verificado e, segundo a PF, falso.

Leia mais: Greta Thunberg chama Bolsonaro de incompetente na OMS

NOTA DO STF:

O STF reitera o alerta para a importância da checagem de informações suspeitas, como forma de evitar a propagação de fake news com o nome de autoridades e membros da Suprema Corte.

Antes de compartilhar informações, verifique se a fonte é segura.

Para conscientizar a sociedade sobre o tema, o Supremo Tribunal Federal (STF) lançou a série “#VerdadesdoSTF”.