CENÁRIO – Substituindo o governador interino David Almeida (PSD), o deputado estadual Belarmino Lins (PMDB), o ‘Belão’, foi chamado pela Justiça Federal para depor na Operação “Maus Caminhos”, como testemunha de defesa da advogada Priscila Marcolino Coutinho. Priscila é uma das principais operadoras do esquema que desviou R$ 112 milhões do Fundo Estadual de Saúde, nos últimos três anos. Ela foi indiciada pela Polícia Federal (PF) por formação de quadrilha e desvio de dinheiro público. Procurados pelo Portal Amazonas1, David Almeida e Belarmino Lins não explicaram porque foram chamados pela acusada para testemunhar a favor dela no processo.
Segundo o MPF, a advogada atuava como representante legal da Salvare, uma das empresas que recebia recursos do Instituto Maus Caminhos, comandado pelo médico Mouhamad Moustafa, acusado de ser o líder do esquema. Os dois estão presos desde setembro do ano passado. A substituição de David Almeida por Belarmino Lins como testemunha de defesa de Priscila ocorreu a pedido dos advogados dela, porque o governador interino não compareceu à audiência judicial marcada para o dia 16 de maio. A data da audiência com “Belão”, segundo apurou o Amazona1, deverá ocorrer no mês que vem (junho), com dia a ser definido.
Trecho da substituição no sistema do Tribunal da Justiça Federal
*Na descrição, David Almeida aparece como “testemunha de acusação”, mas, segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal, o termo foi colocado errado. O correto é “testemunha de defesa”
Veja matérias recentes sobre a Operação “Maus Caminhos”
– Procuradores avaliam conceder delação premiadas a acusados na Operação “Maus Caminhos”
– David Almeida foi chamado para ser testemunha de defesa de acusada na Operação “Maus Caminhos”
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.