Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Suspeita de artefato explosivo causa pânico no Fórum Trabalhista

Caso aconteceu no Fórum Trabalhista e durou cerca de 2 horas

Suspeita de artefato explosivo causa pânico no Fórum Trabalhista

(Divulgação)

Uma suspeita de artefato explosivo causou um grande alvoroço na manhã desta segunda-feira, 26, no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano, na rua Ferreira Peña, Centro de Manaus. O tumulto aconteceu em virtude de uma mulher, em atitude suspeita, que teria deixado um objeto próximo a entrada do Fórum, mas após a área ser interditada pela polícia, o caso foi descartado.

“Nós fomos acionados via Centro de Operações pela equipe de segurança do Fórum Trabalhista de Manaus, dando conta de que haveria um objeto suspeito nas imediações do local. Ao chegar no local, constatamos a existência do objeto e as medidas de proteção e segurança da área foram tomadas. Após a intervenção, foi constatado que não se tratava de um artefato explosivo”, disse o major Mesquita.

Segundo a polícia, o Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Grupo Marte) foi acionado por volta das 9h da manhã. A área ficou interditada até às 11h. As equipes do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) também estiveram no local.

O Tribunal Regional do Trabalho da 11º Região (TRT11) irá se pronunciar em instantes sobre o ocorrido.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO TRT11

“O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) informa que, na manhã desta segunda-feira, 26, às 9h, detectou, pelo monitoramento das câmeras de segurança, que foi deixada uma bolsa na área externa do Fórum Trabalhista de Manaus, localizado na rua Ferreira Pena, 546 – Centro, tendo a pessoa imediatamente se evadido do local.

Em razão da conduta suspeita e por não se saber do conteúdo da bolsa, o Núcleo de Segurança Institucional do órgão acionou o Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), descrevendo as características do modus operandi da pessoa em atitude suspeita, bem como as demais autoridades competentes para este tipo de emergência.

O grupamento Marte analisou as informações recebidas, inclusive por imagens do monitoramento em vídeo do Fórum, e julgou prudente ir até o local, onde chegou às 9h25 e iniciou o trabalho de análise do material suspeito.

Obedecendo a protocolos de segurança, a Rua Ferreira Pena precisou ser temporariamente isolada/interditada. O objeto foi retirado e levado para um local em que não oferecesse perigo aos usuários, servidores e magistrados do Fórum Trabalhista de Manaus.

Por orientação do grupo Marte, que analisou o objeto e o perímetro do local, o prédio não precisou ser evacuado.

O TRT11 ressalta que obedece a todas as regulamentações de segurança e tomou as medidas recomendadas em situações excepcionais. E esclarece, ainda, que as eventuais audiências que houverem sido suspensas em virtude do ocorrido serão designadas para nova data, a critério de cada magistrado.”

 

(*) Matéria atualizada às 14h50