Manaus, 1 de junho de 2024
×
Manaus, 1 de junho de 2024

Manchete

Sylvio Puga vence 2º turno da eleiçao para reitor da Ufam

Sylvio Puga vence 2º turno da eleiçao para reitor da Ufam

01 Puga Cohen

Do total de votantes, 4.586 escolheram a Chapa 33; os candidatos da Chapa 17, professores Hedinaldo Lima e Nikeila Conde, obtiveram 4.564 votos e 49,62% da preferência.(Eleição-Ufam:Divulgação)

A disputa pela direção da Universidade Federal do Amazonas no quadriênio 2017-2021 encerrou na sexta-feira, 31 de março, quando a comunidade universitária apontou como vencedores os candidatos da Chapa 33, Sylvio Puga e Jacob Cohen, com 50,38% dos votos válidos.

O total de 9.410 mil votantes dos três segmentos, docentes, técnico-administrativos em Educação e discentes, compareceram às urnas para exercer o direito ao voto, que é facultativo. A apuração iniciou às 22h, na Comissão Permanente de Concursos (Compec), e encerrou às 1h47 de sábado, 1º. O público acompanhou em tempo real pelo link consulta2017.ufam.edu.br.

Do total de votantes, 4.586 escolheram a Chapa 33; os candidatos da Chapa 17, professores Hedinaldo Lima e Nikeila Conde, obtiveram 4.564 votos e 49,62% da preferência. Ou seja, a diferença entre os candidatos foi 22 votos, enquanto nulos e brancos somaram 260, conforme relatório da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária (CCCU). O resultado e o relatório da Consulta serão encaminhados ao Conselho Universitário (Consuni) nesta quarta-feira, 5.

Resultado

Ao confirmar o resultado, o professor Sylvio Puga agradeceu a todos os apoiadores. “Todas as vezes que eu concorri, nunca  foi um projeto pessoal, mas da comunidade. E agora a comunidade pode esperar o meu total empenho e o do doutor Jacob Cohen para, juntos, atendermos os seus anseios. As derrotas ensinam mais que as vitórias. Eu aprendi muito ao longo desse processo e construímos um grupo coeso e homogêneo que nos possibilitou chegar até aqui. Essa é a vitória dessa aliança que nos trouxe até aqui”, destacou o candidato da Chapa 33.

Continuou, ao falar do processo de transição e dos projetos para a nova gestão: “Nós vamos fazer uma transição tranquila. Vamos apresentar um conjunto de propostas ao Conselho Universitário assim que assumirmos, e isso vai delinear nossa gestão pelos próximos quatro anos. A Ufam Saúde foi uma proposta que a comunidade aceitou e nós vamos apresentar esse plano detalhado ao Consuni também”.

Candidato da Chapa 17, o professor Hedinaldo Lima fez um discurso de agradecimento aos apoiadores e avaliou a campanha. “Fizemos uma campanha justa, correta e limpa. O resultado está concluído. Nós acatamos o resultado da comunidade e desejamos aos professores Puga e Cohen que façam um trabalho que engrandeça a Instituição. Concluirei o meu mandato como vice-reitor da Universidade e depois continuarei trabalhando em favor da Ufam, como sempre fiz”, considerou.

Processo de Apuração

A presidente da Comissão, professora Sônia Carvalho, avaliou positivamente o processo de consulta e a apuração das 51 urnas eletrônicas distribuídas entre as 20 seções da capital. “Um técnico designado pelo TRE [Tribunal Regional Eleitoral] ficou responsável pela emissão de todos os Boletins das urnas eletrônicas. Os votos foram inseridos no link da apuração pelos técnicos do CTIC [Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação]”, explicou a docente. Em média, o tempo para impressão do BU de cada urna foi de cinco minutos e a inclusão na página oficial da apuração ocorreu em tempo real. Nos campi fora da sede, a apuração também iniciou às 22h, sob a responsabilidade das subcomissões.

Posse

O Consuni elegerá os novos reitor e vice-reitor da Ufam para o próximo quadriênio em reunião a ser realizada no dia 7 de abril. O Conselho encaminhará lista tríplice com os nomes dos eleitos e dos demais candidatos ao Ministério da Educação (MEC).

Em solenidade que será realizada em Brasília, o ministro da Educação empossará o novo reitor da Ufam. Posteriormente, o novo reitor dará posse ao vice-reitor e aos demais gestores que irão compor a Administração Superior.