A disputa pela direção da Universidade Federal do Amazonas no quadriênio 2017-2021 encerrou na sexta-feira, 31 de março, quando a comunidade universitária apontou como vencedores os candidatos da Chapa 33, Sylvio Puga e Jacob Cohen, com 50,38% dos votos válidos.
O total de 9.410 mil votantes dos três segmentos, docentes, técnico-administrativos em Educação e discentes, compareceram às urnas para exercer o direito ao voto, que é facultativo. A apuração iniciou às 22h, na Comissão Permanente de Concursos (Compec), e encerrou às 1h47 de sábado, 1º. O público acompanhou em tempo real pelo link consulta2017.ufam.edu.br.
Do total de votantes, 4.586 escolheram a Chapa 33; os candidatos da Chapa 17, professores Hedinaldo Lima e Nikeila Conde, obtiveram 4.564 votos e 49,62% da preferência. Ou seja, a diferença entre os candidatos foi 22 votos, enquanto nulos e brancos somaram 260, conforme relatório da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária (CCCU). O resultado e o relatório da Consulta serão encaminhados ao Conselho Universitário (Consuni) nesta quarta-feira, 5.
Resultado
Ao confirmar o resultado, o professor Sylvio Puga agradeceu a todos os apoiadores. “Todas as vezes que eu concorri, nunca foi um projeto pessoal, mas da comunidade. E agora a comunidade pode esperar o meu total empenho e o do doutor Jacob Cohen para, juntos, atendermos os seus anseios. As derrotas ensinam mais que as vitórias. Eu aprendi muito ao longo desse processo e construímos um grupo coeso e homogêneo que nos possibilitou chegar até aqui. Essa é a vitória dessa aliança que nos trouxe até aqui”, destacou o candidato da Chapa 33.
Continuou, ao falar do processo de transição e dos projetos para a nova gestão: “Nós vamos fazer uma transição tranquila. Vamos apresentar um conjunto de propostas ao Conselho Universitário assim que assumirmos, e isso vai delinear nossa gestão pelos próximos quatro anos. A Ufam Saúde foi uma proposta que a comunidade aceitou e nós vamos apresentar esse plano detalhado ao Consuni também”.
Candidato da Chapa 17, o professor Hedinaldo Lima fez um discurso de agradecimento aos apoiadores e avaliou a campanha. “Fizemos uma campanha justa, correta e limpa. O resultado está concluído. Nós acatamos o resultado da comunidade e desejamos aos professores Puga e Cohen que façam um trabalho que engrandeça a Instituição. Concluirei o meu mandato como vice-reitor da Universidade e depois continuarei trabalhando em favor da Ufam, como sempre fiz”, considerou.
Processo de Apuração
A presidente da Comissão, professora Sônia Carvalho, avaliou positivamente o processo de consulta e a apuração das 51 urnas eletrônicas distribuídas entre as 20 seções da capital. “Um técnico designado pelo TRE [Tribunal Regional Eleitoral] ficou responsável pela emissão de todos os Boletins das urnas eletrônicas. Os votos foram inseridos no link da apuração pelos técnicos do CTIC [Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação]”, explicou a docente. Em média, o tempo para impressão do BU de cada urna foi de cinco minutos e a inclusão na página oficial da apuração ocorreu em tempo real. Nos campi fora da sede, a apuração também iniciou às 22h, sob a responsabilidade das subcomissões.
Posse
O Consuni elegerá os novos reitor e vice-reitor da Ufam para o próximo quadriênio em reunião a ser realizada no dia 7 de abril. O Conselho encaminhará lista tríplice com os nomes dos eleitos e dos demais candidatos ao Ministério da Educação (MEC).
Em solenidade que será realizada em Brasília, o ministro da Educação empossará o novo reitor da Ufam. Posteriormente, o novo reitor dará posse ao vice-reitor e aos demais gestores que irão compor a Administração Superior.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.