Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cidades

Tacacá na Bossa faz laçamento de ‘A Poética dos Beiradões’

O evento contará com músicos da Alaídenegão e nomes do movimento beiradão como Chico Caju, Eliberto Barroncas, Betinho da Guitarra e Lico Magalhães

Tacacá na Bossa faz laçamento de ‘A Poética dos Beiradões’

Nesta quarta-feira, 6, o Tacacá na Bossa terá uma programação diferenciada com o show de uma banda criada especificamente para o lançamento do documentário “A Poética dos Beiradões”, projeto contemplado no Edital Natura Musical 2018 e produzido pela Cauxi Produtora Cultural. O evento será gratuito e iniciará às 19h no Largo de São Sebastian, no Centro da cidade.

Nessa edição do evento, o show contará com músicos da Alaídenegão e nomes do movimento que dominou as festas amazonenses nos anos 80, como Chico Caju, Eliberto Barroncas, Betinho da Guitarra e Lico Magalhães. 

“O repertório está muito bom e faz um resgate do beiradão, que estava esquecido”, afirma o saxofonista Chico Caju, que, durante uma hora e meia, apresentará clássicos como “Saudade do Meu Interior”, “Pare um Pouco Aí” e “Pegando Fogo”. Ainda no setlist da noite estão confirmadas “Xangô” e “Enxuga o Rato”, do Magalhães da Guitarra; e “Chamego das Mulheres”, do Oseas da Guitarra.

Para o músico Eliberto Barroncas, que também participa como personagem do documentário, neste show, o público terá acesso a música produzida no interior.

“É uma grande oportunidade principalmente para os músicos que ainda estão em processo de aprendizagem, para que eles tenham um contato mais de perto com o que é produzido no interior do Estado, que são músicas de altíssima qualidade de mestres como Chico Caju”, comenta Barroncas.

Produção – Produtor do documentário, vocalista e guitarrista da Alaídenegão, Davi Escobar conta que o show de lançamento é o grande evento do grupo, que alcança o ponto mais importante da pesquisa musical.

O documentário – “A poética dos Beiradões” aborda a produção fonográfica de compositores amazonenses na década de 80, ambientados ao longo das beiradas dos rios amazônicos, instituíram um fazer musical em experimentações e trocas de saberes culturais.

Com pouco mais de uma hora de duração, conta com entrevistas e relatos dos músicos que protagonizaram o movimento musical do beiradão; depoimentos de pesquisadores sobre a etnografia do beiradão, sobre as questões sociais que envolvem o lazer da música do beiradão e de músico que contam suas experiências, percepções e ideias sobre música de beiradão.

Também estão no documentário alguns espectadores dos shows de beiradão como Gildomar Campos, Raimundo Nonato, Emanuel Ferreira e Raiuda Moreira, que relatam suas vivências no auge do movimento; além de leituras e releituras de sucessos do beiradão.

(*) Com informações da assessoria