Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Tempo de intervalo da dose de reforço é reduzido para 4 meses no Amazonas

A partir desta quarta-feira (8), maiores de 18 anos que tomaram a segunda dose há quatro meses, já podem receber a dose de reforço contra covid-19

Tempo de intervalo da dose de reforço é reduzido para 4 meses no Amazonas

Fotos: João Viana / Semcom

Manaus, AM – O intervalo da dose de reforço (terceira dose) foi reduzido de cinco para quatro meses do intervalo mínimo de aplicação, à população maior de 18 anos a partir desta quarta-feira (8). A confirmação foi feita pelo secretário de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, nesta terça-feira (7). Na ocasião, ele anunciou a chegada de nova remessa da vacina da Janssen na quinta-feira (9), para aplicação da segunda dose.

A redução do intervalo de aplicação da dose de reforço é válida para quem tomou a sua segunda dose há, pelo menos, quatro meses de qualquer um dos imunizantes. “Estamos reduzindo o tempo necessário para a dose de reforço. A partir de amanhã (8), quem tomou a sua segunda dose em um período superior há quatro meses já deve fazer a sua dose de reforço”, orientou o secretário.

O titular da SES-AM também explicou que a aplicação da segunda dose da Janssen deve ser realizada dois meses após a aplicação da primeira dose e que isto deve iniciar, de forma escalonada, a partir da chegada de novas doses do imunizante. O Ministério da Saúde (MS) sinalizou que vai entregar nova remessa na quinta-feira (8).

Leia mais: Barroso dá 48 horas para governo decidir sobre passaporte vacinal obrigatório

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, afirmou que o Estado deve receber um quantitativo de 12 mil doses da Janssen destinadas apenas à aplicação da dose de reforço, priorizando a população que recebeu a primeira dose em Manaus e nos municípios da região de fronteira do estado.

“Estamos recebendo remessas e não são para atender todo o público do Amazonas. É a segunda dose, mas inicialmente será priorizado, porque iniciamos com a dose única na capital Manaus. Estaremos priorizando a capital Manaus e a região de fronteira no Amazonas”, informou Tatyana Amorim.

Estratégia

A partir desta quarta-feira (8), o Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e prefeituras, realiza uma ação para intensificar a vacinação contra a Covid-19 em todos os 62 municípios do estado.

Em Manaus, será instalada a Carreta da Vacinação, que ficará na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), no Centro, funcionando das 9h às 16h. O novo posto itinerante de vacinação inicia o funcionamento amanhã (8) e segue até o dia 23 de dezembro.

(*) Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter