Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Opinião

Augusto Bernardo

Tempo de mudanças

Em geral as pessoas não estão totalmente satisfeitas com seus comportamentos, e encontram dificuldades para realizar as mudanças necessárias.

Tempo de mudanças

(Foto: Freepik)

“Precisamos ser a mudança que visionamos” (Mahatma Gandhi)

“Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar-se a si mesmo” (Leo Tolstoy)

“Se você realmente quisesse ser diferente, estaria no processo de mudança agora mesmo” (Fred Smith).

Ano novo. Vida nova. É tempo de mudanças. Segundo Ari Lima, o processo de mudança pessoal é provavelmente uma das tarefas mais difíceis de realizar pelo ser humano.

Em geral as pessoas não estão totalmente satisfeitas com seus comportamentos, seja pessoal ou profissional, e encontram grandes dificuldades em realizar as mudanças necessárias.

Há casos de condutas que gostaríamos de abandonar, mas continuamos a repeti-los compulsivamente, ou às vezes, tentamos ser diferentes do que somos e ter comportamentos que não conseguimos. Em todas estas situações falta-nos uma estratégia para realizar as mudanças que precisamos.

Alguns exemplos de comportamentos que em geral as pessoas gostariam de modificar são: vício de fumar, alcoolismo, comer em excesso, hábitos alimentares, medo de falar em público, atividade física, programa de estudo, mudança profissional, relacionamentos afetivos, relacionamentos profissionais, atitudes inadequadas, cuidados pessoais, organização e tantos outros hábitos que desejariam que fossem diferentes, mas que não conseguem modificá-los.

O fumante, por exemplo, frequentemente promete a si mesmo, abandonar o vício, o obeso deseja controlar sua alimentação e o sedentário aspira iniciar um programa de atividades físicas.

O profissional incompetente promete iniciar um programa de estudo e desenvolvimento profissional, e o viciado em trabalho promete mudar seu estilo de vida e se dedicar mais ao lazer e à família. Em geral, estes compromissos ficam apenas no plano das intenções enquanto o tempo passa e nada acontece.

Julie Redstone já dizia: Às vezes acontece que a fim de que surja uma nova identidade, não somente devem ocorrer as mudanças internas, mas as estruturas externas na vida de uma pessoa precisam ser liberadas. Este deixar ir pode incluir os relacionamentos, o trabalho, a segurança financeira, até o lugar no qual se vive.

Este tipo de mudança drástica pode parecer aleatório ou desnecessário e pode parecer que tem somente consequências negativas. Entretanto, uma inteligência superior existe dentro do plano de vida para cada alma.

Tal inteligência contém a compreensão de que o que foi perdido ou liberado será substituído por uma nova série de circunstâncias que a alma está esperando, circunstâncias que trarão maior crescimento em você e que somente o deixar ir pode proporcionar.

Diante disto, é a serenidade da alma e a conexão com esta parte mais profunda de si mesmo que permite que se mova com maior facilidade através de toda a turbulência que possa vir. É como navegar em uma onda sem terra à vista, confiando que ela os levará a uma praia segura.

Para mudar realmente, a pessoa deve assumir um forte compromisso consigo mesma, tem que ter amor por si, ter disciplina e determinação para se realizar em todos os sentidos e transformar sonhos em realidade.

(*) Auditor fiscal e professor

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Portal AM1.