Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Terceirizados da saúde amanhecem na chuva para contratação direta

Mesmo com o TCE-AM e o MP-AM contra as contratações diretas de terceirizados da saúde pelo Governo do Amazonas, entrega de documentações inicia hoje

Terceirizados da saúde amanhecem na chuva para contratação direta

(Divulgação)

Uma multidão de profissionais terceirizados da saúde pública do Estado do Amazonas amanheceram, nesta quarta-feira, 8, em frente ao Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, no bairro Flores, na zona Centro-Sul de Manaus, em busca de garantir suas contratações direta com o governo do Estado.

Apesar da entrega de documentos iniciar somente às 8h da manhã, por volta das 3h30, uma fila de pessoas já se formava.

Segundo o governo, as contratações dos quase 3 mil técnicos de enfermagem para a rede estadual de saúde serão realizadas até o dia 17 de janeiro. 

“Queremos garantir os nossos salários no final do mês. Muitos aqui estão desde a noite de terça, porque sabemos da quantidade grande de profissionais e com medo de perder a vaga, viemos amanhecer”, disse uma profissional que preferiu não se identificar.

Fila de servidores da Saúde na manhã desta quarta-feira continua aumentando. Foto: Márcio Silva/Amazonas1

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a contratação dos técnicos de enfermagem será em regime temporário de dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois anos .

Concurso Público

A medida fez o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) cobrar explicações técnicas do Governo. O órgão defende a realização de um concurso público. Na noite de terça-feira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Mário de Mello, também declarou que defende a contratação via concurso e que desconhece qualquer autorização que a Corte de Contas tenha emitido ao Governo do Amazonas para a contratação direta de servidores temporários

Leia mais: Presidente do TCE-AM é contra decisão do governo de contratar servidores

Força-tarefa

Na última segunda-feira o governador Wilson Lima (PSC) disse que a partir de hoje, as unidades de saúde terão fixadas uma lista dos servidores que serão contratados e, por isso, não há motivo para ‘corre-corre’ entre os trabalhadores. Wilson também anunicou o aumento do valor do plantão pago pelo Governo do Estado aos servidores que será de R$ 132,40, superando o valor de R$ 107,00 pago atualmente pelas empresas terceirizadas.

Leia mais em: Contratação de 3 mil servidores terceirizados começa quarta-feira

* Com a colaboração de Kleiton Renzo