Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Coluna AM1

Titular da Seminf pega ‘carona’ com prefeito nos EUA para gozar de férias

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (13). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Titular da Seminf pega ‘carona’ com prefeito nos EUA para gozar de férias

Férias? Aqui o trabalho não para!

O secretário de Infraestrutura vem ganhando cada vez mais espaço na gestão de David Almeida (Avante), que vai precisar de um candidato a vice-prefeito para brigar pela reeleição em 2024. Desta vez, Renato Júnior viajou com o prefeito para os EUA. Os dois participam, de 11 a 15 deste mês, de um evento sobre inovação e avanços tecnológicos aplicados em cidades por todo o mundo.

Antes, Renato já chegou a acompanhar David em agenda política na capital federal em busca de capitar recursos da União para serem aplicados em Manaus.

Prefeito, me leve!

O afastamento de Renato Júnior foi comunicado, por meio do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município, e autorizado pelo chefe da Casa Civil, o vice-prefeito Marcos Rotta, que assumiu interinamente o comando da cidade na ausência de David. Pelo documento, o motivo da ausência do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) foi justificado como “férias”. Tais férias coincidiram com a viagem “a serviço” e para acompanhar o chefe do Executivo municipal em uma agenda institucional?

Vai lá, David! Eu cuido da casa

Em seu penúltimo ano como vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (PP) finalmente tem conquistado o espaço a ele destinado. Diferente da “solidão” e do “isolamento” que foi ser vice de Arthur Neto, o agora chefe da Casa Civil do Município assumiu, mesmo que interinamente, o comando da cidade. Com o prefeito nos EUA, Rotta tem divulgado uma agenda extensa de encontros e reuniões com gestores e personalidades, tudo como manda o figurino.

Antes tarde do que nunca

A espera acabou, minha gente. Finalmente ,o DJ internacional David Guetta rasgou a seda e elogiou a nossa caboquinha Manaus, a terra do jaraqui.

Em seu Instagram, onde tem 10,3 milhões de seguidores, nesta quarta-feira (13), o artista fez elogios ao show que fez na capital amazonense, apresentando-se no “#SouManaus Passo a Paço 2023”, no dia 5 de setembro, na abertura do evento. “Manaus definitivamente foi outro nível!!!!!!! Obrigado pelo amor e pela energia. Mal posso esperar para estar de volta”.

Tu quer um Uber ou um pai?

Os motoristas de app não gostaram da proposta “Mulher Segura”, apresentada pela deputada estadual Mayara Pinheiro (Republicanos), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A parlamentar quer que os motoristas sejam responsabilizados por mulheres que solicitarem os serviços de transporte, mesmo estando sob o efeito de álcool. Além da insegurança que a categoria sofre diariamente com sequestros e roubos trabalhando transportando pessoas, agora, os motoristas serão penalizados por quem bebeu além da conta.

Aqui, deputado não entra!

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) encaminhou ofício à Aleam informando a suspensão das visitas de deputados em unidades de saúde geridas pelo Estado e solicitou que seja apurada a responsabilidade do deputado Wilker Barreto (Cidadania), por, segundo o órgão, violar recomendação de não expor a intimidade de pacientes e acompanhantes. O deputado esteve visitando unidades de saúde e mostrando a realidade e as reivindicações de pacientes à espera de atendimento.

Não me convenceu 100%

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, no Senado Federal, Plínio Valério (PSDB), avalia se chamará, novamente, o superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), para novo depoimento para explicar divergências com informações sigilosas em documentos recebidos. O senador não está convencido sobre o balanço apresentado pela FAS. Em 15 anos, a entidade movimentou o montante de cerca de R$ 400 milhões de doações privadas e recursos públicos.

Excelência, pedimos ordem no tribunal

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no Amazonas disse, nesta quarta, que promete ações na esfera judicial contra a Promotoria de Justiça. A medida ocorre após o promotor de Justiça, Walber Nascimento, ter dito que comparar uma advogada com uma cadela era uma ofensa ao animal.

A fala em questão faz referência à advogada Catarina Estrela, durante o plenário do tribunal do júri. A Associação Amazonense do Ministério Público divulgou nota de “total e irrestrito apoio ao associado e promotor de Justiça”.

Secretário, olhe por nós!

O Portal AM1 foi procurado por usuários do transporte público na capital amazonense, que denunciam a falta de segurança na Estação 2 (E2), situada em frente à Arena da Amazônia. Segundo eles, uma quadrilha especializada em roubos está tocando o terror na área e a falta de segurança deixa a população à mercê dos criminosos.

As vítimas relatam terem cobrado, por duas vezes, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), mas nada foi feito até agora. Então, fica o apelo desta coluna ao secretário de Segurança, coronel Vinícius Almeida, para que tome providências a respeito.

A serviço do povo

A Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), completou 16 anos, atingindo a marca de mais de 44 mil certificados emitidos em cursos EAD somente em 2023. De janeiro a agosto, na gestão do presidente Caio André (Podemos) à frente da CMM, foram mais de 200 mil inscrições na plataforma, firmando a relevância do serviço para a população.

 

Leia mais no Portal Amazonas1

 

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

 

Adriana Albuquerque (comercial)

(92) 99183-3436

 

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI