Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Última edição do ‘Manaus Mais Cidadã’ atende mais de 160 mil pessoas

A ação aconteceu na escola municipal Francisco Nunes da Silva, na comunidade Bela Vista, no bairro Puraquequara, na zona Leste.

Última edição do ‘Manaus Mais Cidadã’ atende mais de 160 mil pessoas

(Foto: Phill Lima/Semcom)

Manaus (AM) – Encerrando o cronograma de grandes ações de promoção da cidadania e garantia de direitos na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com secretarias municipais e estaduais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), realizou a 10.ª edição do mutirão de serviços públicos “Manaus Mais Cidadã” no sábado (9).

A ação aconteceu na escola municipal Francisco Nunes da Silva, localizada na comunidade Bela Vista, no bairro Puraquequara, na zona Leste, oferecendo mais de cem serviços gratuitos à população.

(Foto: Phill Lima/Semcom)

Última edição

Em sua última edição deste ano, o mutirão registrou mais de 2,5 mil pessoas nas instalações da escola, contabilizando 11 mil atendimentos ao longo de toda a manhã e finalizando o ano com 165 mil atendimentos realizados pelo programa “Manaus Mais Cidadã” e suas ações paralelas em todas as zonas da cidade.

“Tivemos como missão ao longo de todo o ano de 2023, através da reformulação do programa ‘Manaus Mais Cidadã’, favorecer o acesso da população aos diversos serviços públicos ofertados pela Prefeitura de Manaus e outros membros do poder público. É com este projeto que conseguimos mostrar, por meio da cidadania, da garantia de direitos e do trabalho integrado da gestão David Almeida, que existem, sim, formas eficazes e exitosas para se lidar com a vulnerabilidade social vivida por tantas famílias em nossa cidade a médio e longo prazo”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

Reformulação do projeto

Segundo o diretor do Departamento de Direitos Humanos e principal coordenador do programa “Manaus Mais Cidadã”, Lúcio Moisés Gusmão, a reformulação do projeto, iniciada em março deste ano, com sua ampliação extensiva, foi motivada pela crescente demanda da população por acesso facilitado a diversas políticas públicas do município e as dificuldades logísticas agravadas pelo período pandêmico. Ao olhar para trás, o coordenador ressaltou o sentimento de “dever cumprido”.

Serviços

Entre os principais serviços ofertados durante o mutirão, destacaram-se a inserção e a atualização do Cadastro Único, serviços de saúde, agendamento para castração de animais domésticos e vacinação antirrábica, exames oftalmológicos e orçamento para lentes e armações, serviços de embelezamento, orientação jurídica, entre outros.

 

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: