
(Foto: Phill Lima/Semcom)
Manaus (AM) – Encerrando o cronograma de grandes ações de promoção da cidadania e garantia de direitos na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com secretarias municipais e estaduais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), realizou a 10.ª edição do mutirão de serviços públicos “Manaus Mais Cidadã” no sábado (9).
A ação aconteceu na escola municipal Francisco Nunes da Silva, localizada na comunidade Bela Vista, no bairro Puraquequara, na zona Leste, oferecendo mais de cem serviços gratuitos à população.

(Foto: Phill Lima/Semcom)
Última edição
Em sua última edição deste ano, o mutirão registrou mais de 2,5 mil pessoas nas instalações da escola, contabilizando 11 mil atendimentos ao longo de toda a manhã e finalizando o ano com 165 mil atendimentos realizados pelo programa “Manaus Mais Cidadã” e suas ações paralelas em todas as zonas da cidade.
“Tivemos como missão ao longo de todo o ano de 2023, através da reformulação do programa ‘Manaus Mais Cidadã’, favorecer o acesso da população aos diversos serviços públicos ofertados pela Prefeitura de Manaus e outros membros do poder público. É com este projeto que conseguimos mostrar, por meio da cidadania, da garantia de direitos e do trabalho integrado da gestão David Almeida, que existem, sim, formas eficazes e exitosas para se lidar com a vulnerabilidade social vivida por tantas famílias em nossa cidade a médio e longo prazo”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
Reformulação do projeto
Segundo o diretor do Departamento de Direitos Humanos e principal coordenador do programa “Manaus Mais Cidadã”, Lúcio Moisés Gusmão, a reformulação do projeto, iniciada em março deste ano, com sua ampliação extensiva, foi motivada pela crescente demanda da população por acesso facilitado a diversas políticas públicas do município e as dificuldades logísticas agravadas pelo período pandêmico. Ao olhar para trás, o coordenador ressaltou o sentimento de “dever cumprido”.
Serviços
Entre os principais serviços ofertados durante o mutirão, destacaram-se a inserção e a atualização do Cadastro Único, serviços de saúde, agendamento para castração de animais domésticos e vacinação antirrábica, exames oftalmológicos e orçamento para lentes e armações, serviços de embelezamento, orientação jurídica, entre outros.
(*) Com informações da assessoria
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