Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Coluna AM1

Vereador Eduardo Assis sai da sombra de David Almeida e vira fã de carteirinha de Adail Filho

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (24). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Vereador Eduardo Assis sai da sombra de David Almeida e vira fã de carteirinha de Adail Filho

Bajulação

O vereador Dr. Eduardo Assis (Avante), que é da base aliada do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), conseguiu se diferenciar dos demais governistas, pois abriu mão de estar coladinho no mandatário e resolveu tietar o deputado federal Adail Filho (Republicanos); os encontros e agradecimentos estão registrados nas redes sociais do vereador, conforme constatou o Portal AM1. O fã de carteirinha do herdeiro de Adail Pinheiro estaria arrumando as malas para deixar o Avante e se filiar ao Republicanos?

Recrutamento

Esta coluna vem analisando, desde o segundo semestre do ano passado, que o presidente estadual do Republicanos no Amazonas, deputado federal Silas Câmara, tem feito um trabalho de formiguinha (com muito esforço e dedicação) nos municípios do interior do Amazonas. O objetivo é fortalecer a base do partido para brigar pelo comando das prefeituras. Com dois deputados federais na Câmara, dois deputados estaduais na Aleam e três vereadores na CMM, é natural que o partido queira recrutar mais cadeiras também no Legislativo Municipal.

Aproximação

O prefeito ainda não dá sinais claros de que irá disputar a reeleição pelo Avante. Isso leva alguns parlamentares a começarem a se aproximar de outros partidos. É o caso de Eduardo Assis, que no ano eleitoral tem procurado destaque cada vez mais ao lado de Adail Filho, que só entrou para a Câmara federal puxado pelos votos da legenda, pois Silas foi o cabeça e Adail foi eleito pelas sobras. Nesta semana, Eduardo divulgou a parceria com Adail no lançamento do projeto “Jiu-jitsu para todos”.

Livramento

Por falar em Silas, o deputado foi abençoado com o adiamento do julgamento que pode cassar o seu mandato na Câmara federal. A decisão de adiar o julgamento foi tomado nesta quarta-feira (24), durante sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), após o juiz Marcelo Vieira expressar preocupação com a composição inicial do pleno. Agora, é esperado que o processo volte à pauta na próxima quarta-feira (31). Em dezembro do ano passado, a Corte formou maioria de 4 votos pela cassação do mandato do pastor e deputado federal.

Sob pressão

Afastado das funções de presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), mas negando “férias”, o vereador Caio André (Podemos) se mobilizou nesta semana sobre a venda ilegal de tucunaré-açu em Manaus. Ele diz que enviou ofícios à Prefeitura de Manaus para fiscalizar e manter a proibição da venda do pescado. Aproveitando o tema, os seguidores do perfil da CMM no Instagram cobraram de Caio a fiscalização do dinheiro do Fundeb. O vereador até interagiu com alguns webnautas, mas passou longe daqueles que o cobraram. O não pagamento do Fundeb ainda vai dar dor de cabeça a Caio e outros vereadores no retorno dos trabalhos no Legislativo, previsto para o dia 6 de fevereiro.

Guerra

Os vereadores Sassá da Construção Civil (PT) e Rodrigo Guedes (Podemos) estão travando uma guerra por “quem fez mais” pelos eleitores dos bairros Glória e São Raimundo, na zona Oeste de Manaus. A disputa está tão acirrada que os dois brigam pelo título de “pai das obras” na região. Guedes afirmou a esta coluna que nasceu no bairro da Glória, onde morou por mais de 20 anos. Enquanto isso, Sassá alega que tem eleitores em todos os bairros e não vai deixar de atender às solicitações dos moradores em nenhuma região da cidade.

Disputa por votos

A mais recente polêmica entre os dois vereadores envolve a possível construção de um bar a céu aberto nas extremidades de uma escola estadual e de uma parada de ônibus no bairro São Raimundo. As imagens, mostrando o público da terceira idade curtindo uma cervejinha com som ao vivo no local, viralizaram nas redes sociais e as “reuniões” têm incomodado a vizinhança. Sassá negou que o espaço seja um bar a céu aberto e antecipou ao Portal AM1 que vai acionar o Conselho de Ética da CMM contra Rodrigo, que denunciou a obra ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Justiça para todos?

E se o Lucas Picolé fosse um político do Amazonas, ele estaria sendo preso pela segunda vez? Obviamente que não, e nem sequer teria sido preso pela primeira vez. E esse posicionamento não é uma defesa ao influencer, mas sim uma crítica ao sistema. O Amazonas tem o histórico de políticos que pintaram o sete, meteram a mão em recursos públicos para a saúde, educação e moradia, mas conseguiram se reeleger e se perpetuar no poder enganando o povo até hoje. A Justiça mais uma vez dá exemplo de que o sistema só funciona para o filho do pobre, pois o filho do rico ri e faz graças com o dinheiro público sem medo de ser condenado.

Abre o olho, eleitor!

Se prepare, eleitor. Tem político pintando na sua porta e na tela do seu celular em busca de voto. Eles demonstram ser amigos para todas as horas, mas depois de eleitos vão esquecer que você existiu um dia. Olhe a rua em que você mora, a parada de ônibus, os veículos do transporte público e se questione: “estou satisfeito ou isso poderia ser melhor?”. Não caia na falsa promessa do político que diz: “eu vou mudar isso, aquilo”. Será preciso ter mais quantas eleições para o pobre do eleitor cair na real de que é enganado em todo ano eleitoral com promessas que nunca são cumpridas? Abre o olho, maninho!

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI