Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

Vereadores legislam em causa própria, na Câmara de Manaus

Na pauta desta terça-feira, estava a concessão de título de cidadã manauense à vereadora Professora Jacqueline (Podemos), que é natural do Estado do Ceará

Vereadores legislam em causa própria, na Câmara de Manaus

Foto: Divulgação/Jean Saraiva)

Uma matéria comum nas pautas da Câmara Municipal de Manaus (CMM) é a concessão de honrarias como medalhas, títulos e diplomas que normalmente são dadas às personalidades que os parlamentares entendem como importantes para a capital e o Estado.

Mas, na nesta terça-feira, 27, a proposta de honrara foi diferente: a primeira matéria a ser votada pelos vereadores foi uma homenagem à própria colega de trabalho, a vereadora Professora Jacqueline (Podemos), idealidade pelo vereador Bessa (SD), autor da iniciativa. Ele pretende conceder à ela o diploma de cidadã de Manaus. Jacqueline é natural do Estado do Ceará.

Além da proposta de Bessa, mais duas das 12 matérias da pauta desta terça-feira, 27, versaram sobre honrarias.

‘Serviços relevantes’

Diz, no regimento interno da CMM, que o diploma de cidadão de Manaus deve ser concedido aos não nascidos em Manaus ou que morem em outra cidade e tenham prestado um serviço relevante à comunidade.

É preciso também, conforme o regimento, que a pessoa que recebe o título tenha uma vida “rigorosamente comprovada irrepreensível”, além da proposta ser aprovada por dois terços dos membros no plenário da Câmara.

 

A vereadora nasceu no Ceará e está na CMM desde 2013, entre os projetos apresentados por ela, de 2015 a 2017, 11 foram aprovados e viraram lei. A parlamentar fez 22 proposituras nesse período, conforme informações do site da Câmara. Entre eles está a inclusão de temas transversais nas escolas.

Caso queira, a vereadora Jaqueline não poderá devolver a gentileza ao colega com o mesmo diploma proposta a ela porque Bessa é natural de Manaus, mas há outras opções para a parlamentar incluir mais uma honraria nos temas de votação dos vereadores da CMM.