Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Coluna AM1

Vereador Rosinaldo Bual ignora importunação sexual e diz que quer ser preso por delegada

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta sexta-feira (17). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Vereador Rosinaldo Bual ignora importunação sexual e diz que quer ser preso por delegada

5ª série

O vereador Rosinaldo Bual (PMN), que integra a Comissão de Ética da Câmara Municipal de Manaus (CMM), fez um comentário de 5ª série num post de uma delegacia da Polícia Civil sobre importunação sexual.

Desrespeito

A “cantada”, de pior qualidade, soou como um desrespeito ao trabalho realizado pela agente de segurança pública, que falava justamente sobre a importância de divulgar a imagem e também noticiar a prisão dos autores de importunação sexual.

Cantada de mau gosto

Por que homens como o vereador Rosinaldo Bual insistem em objetificar mulheres? O que se viu ali, com o comentário dele: “eu quero é ser preso”, é mais uma das inúmeras formas de desrespeitar uma mulher e tentar diminuí-la.

Importunação

A mulher, que por sinal se trata de uma delegada, falava sobre importunação sexual – crime que, em média, o Brasil registra 52 denúncias por dia, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Rosinaldo Bual, no entanto, não demonstrou interesse na prisão de importunadores sexuais, pelo contrário, preferiu agir como tal.

Vai ser punido?

O mais grave nesse comportamento é que Rosinaldo é membro da Comissão de Ética da CMM, que apura responsabilidades de qualquer funcionário do Legislativo municipal e define punições aos vereadores. Mas, a pergunta que não quer calar: o Rosinaldo Bual será penalizado? Procurado por esta coluna, o vereador não se manifestou. Inclusive, apagou o comentário na publicação da delegada.

Templo político

Não é novidade para ninguém que os políticos adoram as igrejas, pois é com o apoio delas que boa parte deles consegue vencer as eleições. E mergulhando de cabeça na possibilidade de ser candidato a prefeito de Manaus, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), já começa a dar os seus primeiros passos em templos religiosos.

Escancarada

Segundo Cidade, o encontro foi para trocar ideias e prestar contas. Mas, deputado, essa prestação de contas tinha que ser justamente dentro de um templo religioso, com direito à presença no altar e discurso no microfone que o pastor costuma pregar? Se isso não for uma pré-campanha escancarada, é o que, então?!

Segurança

Com o movimento político, Cidade demonstra estar cada vez mais seguro de si, ainda mais por conseguir reunir representantes das duas câmaras legislativas (CMM e Câmara dos Deputados), com os vereadores Capitão Carpê (Republicanos) e Diego Afonso (UB); e o deputado federal Fausto Jr. (UB).

Alianças

Detalhe é que os dois vereadores são da base de oposição ao prefeito David Almeida (Avante), o que aumenta ainda mais os rumores de que Cidade tenta, a qualquer custo, uma aproximação com os rivais de David na CMM, principalmente, aos que recentemente votaram contra o pedido de empréstimo de R$ 600 milhões feito pelo prefeito e recusado pelo Legislativo.

Clima de paz

A harmonia tomou conta dos corações de David e Cidade nesta sexta (17), durante evento com a presença do governador Wilson Lima e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias (PT), em Manaus. Os rivais não trocaram farpas e até ensaiaram elogios um ao outro. Mas, a gente sabe que o cenário de “paz e amor” era para evitar mal-estar diante do ministro de Lula. No fundo, os dois entendem que estão mais rivais do que nunca.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI