Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Vereadora cria PL para inserir Festival dos Morcegos em Manaus e é criticada nas redes

Nos dias 8 e 9 de outubro, a festividade ocorrerá na Comunidade Cueiras, do Tarumã-Açu.

Vereadora cria PL para inserir Festival dos Morcegos em Manaus e é criticada nas redes

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Um Projeto de Lei foi apresentado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para inserir, no Calendário Oficial da cidade, o Festival dos Morcegos, a ser realizado anualmente na segunda semana de outubro. O PL foi apresentado pela vereadora Jacqueline (UB) e está dando o que falar nas redes sociais.

Paga para propor melhorias para a cidade nas áreas da educação, transporte e demais problemas que afetam uma metrópole do nosso tamanho, a parlamentar tenta defender a ideia, mas os internautas não estão exatamente de acordo.

“Acredito Sra. Vereadora alienada, que nem na China, onde a população faz uso/consumo desses animais nojentos, os mesmos nunca foram dignos de tal feito! Vamos elaborar/criar projetos/propostas/emendas em prol da saúde que está precisando minha senhora!”, escreveu uma mulher no Instagram.

Já a parlamentar informa que o motivo da proposta é desmitificar a visão ruim que algumas pessoas têm sobre o animal. A vereadora também informou que o morcego é importante para manter o equilíbrio da natureza.

“O morcego é importante para a polinização e as pessoas o demonizam. Ele não é só transmissor de doença. Muitos morcegos comem frutas e tem um papel ecológico dentro da natureza, ele serve para a manutenção da natureza” disse a vereadora.

Leia mais: Chico Preto rebate parecer do MP contra candidatura ao Senado: ‘não me tira da eleição’

Ainda sobre a iniciativa, a proposta é consolidar o festival com atividades educativas e manifestações culturais, por isso, existe a necessidade de inserir esse evento no calendário.

Mas nas redes sociais, o projeto não pegou bem.

O Projeto de Lei nº 337/2022 foi apresentado na segunda-feira (22) e está na Diretoria Legislativa para, em seguida, ser deliberado e votado em plenário.

Festival acontece desde 2005

De acordo com a vereadora, o festival é realizado desde 2005 em diversas comunidades de Manaus com objetivo de desconstruir a imagem negativa dos animais. Os dois primeiros eventos ocorreram na zona rural da capital. Nos dias 8 e 9 de outubro, a festividade sucederá na Comunidade Cueiras do Tarumã-Açu.