
(Foto: Ruan Souza / Semcom)
Manaus (AM) – No retorno dos trabalhos após a eleição do segundo turno no último domingo (27), vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que compõem a base do prefeito David Almeida (Avante) parabenizaram, nesta terça-feira (29), a reeleição do chefe do Executivo municipal contra “vários grupos”.
O vereador Professor Fransuá (PSD) foi um dos primeiros a comentar o resultado da eleição em Manaus e, ao parabenizar Almeida, destacou o apoio popular. Segundo o parlamentar, “a gestão foi premiada com o reconhecimento nas urnas”. Fransuá também declarou que “o jogo virou, venceu a competência”.
Na ocasião, o aliado destacou feitos da administração municipal em relação a obras e serviços públicos, como asfaltamento de ruas e reforma de escolas na capital.
“Gostaria de parabenizar o prefeito reeleito de Manaus, David Almeida, por uma vitória fenomenal e extraordinária porque foi contra vários grupos. Primeiro eles agiam de forma separada, David venceu de forma separada e depois eles, unidos, ele também venceu. Essa é uma demonstração da força popular, porque quem realmente esteve ao lado de David foi o povo de Manaus, que viu no seu dia a dia as entregas, o trabalho, a seriedade dessa gestão, uma gestão que quebrou vários recordes históricos de problemas que nós temos”, discursou o vereador.
Outro aliado que cumprimentou o prefeito foi o vereador Mitoso (MDB), que avaliou que o resultado do pleito do último domingo (27) foi a decisão do que é “melhor” para a cidade. “A responsabilidade também aumenta por ser uma reeleição”, segundo o parlamentar.
Mitoso lembrou do reforço dado à gestão Almeida pelo senador Eduardo Braga (MDB), principalmente, com relação às demandas atendidas para a área de segurança pública em Manaus. Ele ainda criticou indiretamente a indicação de Alberto Neto (PL), feita por Jair Bolsonaro, do mesmo partido, para disputa em Manaus.
“Não será alguém de fora que vai indicar alguém para mandar na sua casa. Quem manda na sua casa, quem é o cabeça do casal, é o homem, é ele com sua família, com sua mulher, que sabe o que é melhor para sua casa. Da mesma forma, na cidade onde você vive, o melhor para gerir uma cidade, que é a sétima capital do país, o prefeito quem escolhe, são seus cidadãos”, disse Mitoso.
Em outro momento, o parlamentar aproveitou para criticar os opositores na CMM. “A gente precisa de uma Câmara Municipal mais coesa, mais interativa, mais propositiva, não críticas por críticas, criticar e apontar o dedo é muito fácil. Agora, propor novas ideias, sugestões para a cidade, pouco eu vi da oposição”, finalizou.
Elan Alencar (DC), por sua vez, ressaltou a votação “histórica” que Almeida obteve no segundo turno, sobretudo, a diferença no resultado.
David Almeida alcançou 576.171 votos, o que representa 54,59%, enquanto seu concorrente, Alberto Neto, ficou com 479.297 (45,41%).
“Foi uma diferença ao longo dos últimos 30 anos não vista na cidade de Manaus. Foi uma eleição difícil, um quebra-cabeça muito difícil, momentos em que a população não confiava mais em pesquisas, não tinha parâmetro, era uma rede de fake news, uma rede de desconstrução de tudo aquilo que o prefeito David Almeida buscou fazer na cidade de Manaus e nas ruas as pessoas reconheciam.”
Alencar também criticou, sem citar nomes, Bolsonaro, a quem ele disse que tripudiou de um grupo político que lhe ajudou em Manaus e relembrou as derrotas do partido do ex-presidente em outras capitais do Brasil.
“A população foi às ruas e deixou a ideologia política, deixou aquele comando de alguém que em outro momento a gente admirava e veio aqui em Manaus tripudiar em cima de um grupo político que o apoiou. O manauara soube dizer que quem manda em Manaus é o manauara… Essa conta vira no futuro e em vários estados, em várias 8 capitais do nosso país, perderam a eleição, apenas três delas ganharam e deixaram cicatrizes em todo Brasil”, apontou o parlamentar.
Da base de David Almeida, Isaac Tayah (MDB) comemorou da tribuna a vitória do prefeito reeleito nas urnas. Embora não tenha conseguido um novo mandato, o vereador avaliou que fez parte de um grupo que saiu vitorioso nas eleições.
“Eu sou Bolsonaro, mas votei em David Almeida, eu acredito na presidência, mas não podemos confundir presidência com prefeitura e com governo”, comentou Tayah, que também fez referência à figura de Bolsonaro no resultado local.
Gilmar Nascimento (Avante) comentou a reeleição do prefeito e fez um discurso mais apaziguador. “Os palanques foram desmontados e vamos precisar da ajuda de todos”, afirmou.
Desagrado
Por outro lado, vereadores de oposição, como Rodrigo Guedes (Progressistas) e Capitão Carpê (PL), demonstraram insatisfação com a vitória de Almeida.
“Nunca na história da cidade de Manaus, a máquina foi tão usada de forma brutal e criminosa. Derrame de compra de votos no segundo turno, compra de votos em cada esquina da cidade. Não tem um vereador que não saiba disso aqui”, acusou Guedes.
Já Carpê usou seu tempo para parabenizar o candidato derrotado no segundo turno em Manaus, Alberto Neto, aliado de partido.
LEIA MAIS:
- David quer ampliar base na CMM de 19 para 21 em 2025 e governar com maioria
- Marcos Rotta deve permanecer na gestão de David Almeida em 2025
- David Almeida saiu vitorioso em onze das 13 zonas eleitorais de Manaus
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.